Intercâmbio na Comun. de Poço Danta – Planalto BA

O intercâmbio ocorreu na comunidade de Poço Danta no mês de maio deste ano, município de Planalto – BA, onde agricultores e agricultoras do município de Vitória da Conquista, beneficiários do Ater/Bahiater vivenciaram experiências agroecológicas, onde conheceram o Sistema Bioágua Catingueiro apresentado pela agricultora experimentadora Sandra Andrade e sua família.

A socialização desta tecnologia foi fundamental nesta experiência, pois aproximaram os/as agricultores/as das realidades de diferentes comunidades oriundas do município de Vitória da Conquista, situadas em contextos bem diferenciados, proporcionando à troca de experiências entre agricultores/as e técnicos da ATER/Cedasb, que trabalham na perspectiva da Agroecologia.

D. Lorinha e Seu Enoque

Durante essa visita ocorreu momentos ricos de discussão e aprendizados, sobre a construção do biodigestor, onde dentre os agricultores/as presentes estava Dona Fidelcina Silva Oliveira, conhecida como Lorinha, da comunidade Serra Grande, prestou bastante atenção na construção do minhocário e do reuso da água, juntamente com o agricultor Edilson Sousa Dutra, da comunidade Farinha Molhada. Assim que retornaram para as suas propriedades colocaram a mão na massa e começaram a construir. Dona Lorinha, juntamente com o marido Enoque, iniciaram a construção do minhocário com foco na adubação da horta e do pomar, além de implantar o reuso da água.

Agricultor Edilson

Já o agricultor Edilson começou a implantação da fossa séptica biodigestora, onde os resíduos transformando em  biofertilizantes serão usados  para  adubar a roça de palma e da campineira, que será utilizado na alimentação animal das cabras.

Todas essas atividades implantadas nas propriedades de Dona Lorinha e de Edilson, após o intercâmbio, contou com a orientação do Técnico Agrícola Rogério Macedo que acompanha os agricultores em todas as decisões e trocas de saberes, que contribui com técnicas agroecológicas nos trabalhos de campo do Ater/Bahiater.

O Projeto da Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) é uma realização do CEDASB em parceria com o governo do Estado da Bahia através da BAHIATER-SDR.

 

Texto – Helena Paula                                 Imagens – Rogério Macedo (ATER/Bahiater)