A Equipe de ATER (BAHIATER-CEDASB), na última terça feira, 25, visitou a bonita experiência do Sistema Agroflorestal (SAF) do NUPEBEM (Núcleo de Permacultura do Bem) desenvolvida no espaço do Sítio Sul, situado na zona urbana de Vitória da Conquista-BA. É o início de um verdadeiro sistema florestal dentro da cidade de Vitória da Conquista. Essa experiência produz as verduras e hortaliças do Ponto de Encontro: feira de orgânicos que acontece todos os domingos na Praça da Escola Normal, promovida pelo NUPEBEM.

A realização dessa atividade de intercambio de conhecimento teve como propósito compartilhar as boas práticas sobre essa experiência do cultivo dentro do sistema de Agrofloresta. Ou seja, a produção vegetal em todas as suas dimensões, dentro de uma lógica estrutural que permite o cultivo de alimentos em meio ao cultivo de árvores nativas e demais plantas que ofereçam condições de manter a produção e fazer a manutenção da floresta em si. Respeitando o tempo e espaço de desenvolvimento de cada cultura, configurando assim, os princípios da denominada Agricultora Sintrópica.

Durante a visita, a equipe técnica conheceu o esquema de produção de verduras e hortaliças dentro da Agrofloresta. Puderam observar a eficácia de toda a experiência a partir da matéria orgânica retirada da própria floresta, que ocorre por meio da poda. O consorcio de plantas e árvores amigas que promovem a diversidade e a produtividade da experiência. Assim como, a ligação de toda essa forma de cultivo com a criação de abelhas nativas (Jataí, Mandaçaia e Iraí) e sua contribuição na produção do sistema agroflorestal.

Enfim, para a equipe de ATER foi um momento de formação e troca de conhecimento em todos os sentidos. Tanto para os experimentadores do NUPEBEM, quanto para a equipe técnica da ATER (BAHIATER-CEDASB). Que conheceu na prática uma experiência, que na medida do possível e a partir de cada realidade pode ser levada e compartilhada com os agricultores e agricultoras assistidos pelo projeto.

O Projeto da Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) é uma realização do CEDASB em parceria com o governo do Estado da Bahia através da BAHIATER-SDR.

Texto e Imagens – Núcleo de Comunicação do CEDASB