Nos dias 13 e 14 Setembro a ASA Sudoeste realizou em Vitória da Conquista o Encontro Regional preparatório para o IX ENCONASA, que acontecerá em Novembro 2016 em Mossoró-RN. O encontro contou com a participação de agricultores/as e representações das diversas entidades que formam e compõe a região sudoeste da Asa Bahia: ASFAB, CEDASB, ISFA, CASA, ASAMIL, Divina Providência e o Centro Comunitário da Paróquia São Pedro de Aracatu.

Com a mística inicial, ao som da canção de preparação do IX Enconasa, os participantes foram apresentados e puderam dizer as diversas bandeiras de luta que trouxeram de suas localidades. Quatro questões importantes foram temáticas centrais de debates e discussões durante os dois dias de encontro. Foi discutida e apresentada uma linha do tempo conforme três perguntas que nortearam o debate. Ainda no primeiro dia, cada microrregião que compõe a ASA Sudoeste escolheram as delegações que irão participar no encontro estadual, que será realizado na próxima semana nos dias 22 e 23 (setembro) em Feira de Santana BA. A Comunicação como estratégia e instrumento de luta foi pauta do 2º dia de atividade, que trouxe o vídeo: “O Semiárido contado por sua gente”, ocorrendo em seguida uma roda de proza sobre as impressões sobre o vídeo, assim como a discussão sobre a importância de reanimar o processo de comunicação nas diversas regiões da Asa Sudoeste. Climério (Cedasb) e Caio (ASAMIL) conduziram o debate sobre alguns importantes pontos do estatuto da AP1MC, onde todos puderam conhecer um pouco mais da AP1MC e assim, derem importantes sugestões, contribuições e encaminhamentos que serão debatidos e apurados no encontro estadual de Feira de Santana. Ao final do encontro foram apresentados e acolhidos os nomes das delegações que irão participar do Encontro Estadual, tendo em vista o IX Enconasa de Mossoró-RN.

Entre uma discussão e outra a banda “Remela de Gato” do Cedasb animou e cantou as cantigas do Sertão. Dinâmicas, cordéis e poesias alegraram o encontro e revelou mais uma vez, a força da diversidade e as potencialidades de nossa região, tanto produtiva, quanto cultural. De braços e corações unidos, ao som de: “Pra não dizer que não falei das flores”, de Geraldo Vandré, reforçamos nossa vontade de continuar nossa luta em favor do sertão e de sua gente, elevamos nossa prece pelo Semiárido Sem Nenhum Direito a Menos e como não poderíamos deixar de dizer, deixamos ecoar o nosso grito de ForaTemer pra todos os cantos de Vitória da Conquista e região. Que venha o Encontro Estadual e que venha o IX Enconasa nas terras potiguar.

O ENCONASA POTIGUAR

O Enconasa vem chegando e eu tou vendo

De resistência e convivência vai falar

A rede ASA vai fazendo o movimento

Pro Semiárido a vida melhorar

Tu vens, tu vens!

O Enconasa Potiguar!

Tu vens, tu vens:

Pode vir pode chegar!

Mossoró e regiões se preparando

Pra receber gente de todo lugar

A luta a força e a esperança semeando

Pro Semiárido a vida melhorar!

Texto e Imagens – Comunicação CEDASB

img_2483

Delegação que participará do Encontro Estadual em Feira de Santana BA

img_2123 img_2107 img_2086 img_2142 img_2138 img_2144 img_2151 img_2174 img_2215 img_2204 img_2196 img_2236 img_2243 img_2049 img_2237 img_2075 img_2498 img_2074 img_2063 img_2518 img_2081 img_2508 img_2366 img_2369