Foi realizado no dia 17 e 18 de agosto o I Seminário territorial do Projeto de ATER Bahia Produtiva. O evento faz parte de um calendário de atividades a serem desenvolvidas pelo CEDASB dentro do Programa do Governo do Estado, o Bahia Produtiva. A atividade contou com a presença de vários Empreendimentos da Economia Solidária dos territórios Médio Sudoeste e Sudoeste Baiano. Também estiveram presentes, parceiros como o IF Baiano, CEAS, representantes dos territórios, BAHIATER e da CAR.

O Projeto de ATER Bahia Produtiva tem como finalidade a organização produtiva e associativa de Empreendimentos Econômicos Solidários – EES da agricultura familiar dos territórios Médio Sudoeste da Bahia e Sudoeste Baiano que foram selecionados pelo Projeto Bahia Produtiva e atuam em uma ou mais de uma das cadeias produtivas: Apicultura e Meliponicultura, Aquicultura e Pesca, Bovinocultura Leiteira e Caprinovinocultura.

Durante o evento foram apresentadas às metodologias e o papel dos trabalhos que serão desenvolvidos pelo CEDASB nas comunidades, bem como sobre o papel da CAR no fortalecimento das organizações sociais e da assistência técnica. Falou-se também da logística dos empreendimentos que serão trabalhados e principalmente da importância das parcerias que estão envolvidos para que os agricultores, protagonistas dessa história, sejam agraciados e tenham o sentimento de pertença para fazer o projeto acontecer como bem colocou Maria do Rosário, Assistente Territorial do Sudoeste Baiano e fiscal do contrato.

A atividade se configura como sendo um espaço essencial para se fazer encaminhamentos coletivos relacionados à organização, gestão e comercialização dos empreendimentos da cadeia produtiva para que possam alcançar os resultados elencados no Plano de Negócios. Avaliando, sistematizando e disseminando os aprendizados acumulados entre os beneficiários, parceiros territoriais entre outros, permitindo à luz das experiências, avançar nas propostas de um desenvolvimento socioeconômico sustentável.

Assim, a atividade foi finalizada com algumas falas pertinentes e de grande satisfação demonstrando o compromisso e a seriedade do projeto. A partir da troca e valorização dos conhecimentos, firmação de parcerias e da motivação para a construção de uma agricultura familiar firme e cada vez mais forte, onde todos/as tenham voz e vez. O projeto Bahia Produtiva é uma realização do CEDASB em parceria com a Bahiater-SDR, Grupo Banco Mundial e CAR.

Texto/Imagens – equipe ATER Bahia Produtiva