15 anos de história integrando o campo e a cidade através da construção da agroecologia e do fortalecimento da agricultura familiar.

 

 

Eis que o nosso dia chegou! O dia em que o CEDASB completa 15 anos de existência. Podem até dizer que quinze anos é pouco tempo, porém, só quem conhece essa instituição sabe o quanto de transformações ela já protagonizou nesses anos de trabalho. Transformações na vida de quem nela trabalha, e na vida do seu maior motivo de existir: os/as camponeses/as desse lindo semiárido.

 Desde a sua criação, o CEDASB tem se tornado protagonista nos vários espaços em que se faz presente, tanto na implementação, quanto no desenvolvimento e direcionamento de ações para o fortalecimento da Agricultura Familiar, da “Convivência com o Semiárido”, da integração campo-cidade, das políticas públicas, na defesa dos Direitos Sociais, e na luta pela igualdade e justiça para todos os homens e mulheres do campo e da cidade, nesse imenso e diverso Semiárido que é nosso.

A nossa trajetória está marcada por quilômetros de estradas percorridas, e por milhares de encontros e reencontros. Deixamos nossa marca do Território Sudoeste ao Médio Sudoeste Baiano; do Sertão Produtivo ao Vale do Jequiriçá; do Médio Rio das Contas ao Território do Sisal, da Bacia do Jacuípe e Piemonte da Diamantina.  Foram 15.079 cisternas de consumo humano construídas, 2.047 tecnologias sociais de produção, 256 cisternas escolares, 56 casas de sementes crioulas, quase 4.000 famílias acompanhadas pela Assistência Técnica e Extensão Rural, e 24 Associações Comunitárias assessoradas em diversos sistemas produtivos da agricultura familiar. UFA! Muita história para contar.

Por isso, apesar do momento difícil que a humanidade está vivenciando, nós do CEDASB não poderíamos silenciar as vitórias alcançadas, pois, em meio a tantas dores, há de se ter motivos para esperançar e celebrar. Por isso minha gente, para nós, celebrar é reviver cada ação desenvolvida, é relembrar as histórias e conquistas de vocês, que também são nossas, ao mesmo tempo, é entender que a luta ainda se faz necessária para que as mudanças possam continuar.

Completamos 15 anos de existência, estamos na estreia de uma nova fase com mais maturidade. E, como sempre, contamos com sua parceria para juntos/as possamos escrever os próximos capítulos dessa história Cedasbiana que é minha, é sua, é NOSSA!

 

VIDA LONGA AO CEDASB!

PORQUE

“É NO SEMIÁRIDO QUE A VIDA PULSA! É NO SEMIÁRIDO QUE O POVO RESISTE!”

 

Texto: Eliane Almeida, Jozimar Basoni, Jacqueline Viana