O Centro de Convivência e Desenvolvimento Agroecológico do Sudoeste da Bahia (CEDASB), realizou no dia 18 de maio de 2018, a entrega do Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (CEFIR), no município de Vitória da Conquista/BA, para as agricultoras e agricultores das comunidades Olho D’água da Serra I e II, Poço Comprido, Ribeirão e Santa Rita. O CEFIR é a principal ferramenta prevista no Novo Código Florestal (Lei Federal nº 12.651/2012) para a conservação do meio ambiente; adequação ambiental das propriedades rurais; combate ao desmatamento ilegal; manutenção da vegetação nativa; e para restauração ecológica dos ecossistemas e monitoramento das áreas em processo de restauração.

A entrega do CEFIR aconteceu na sede da Rede de Atenção e Defesa da Criança e do Adolescente, onde os agricultores e convidados foram recebidos com café da manhã oriundo da produção dos próprios agricultores, que são acompanhados pelo ATER SDR/BAHIATER – Território Sudoeste, e puderam degustar de alimentos produzidos de forma agroecológica como aipim, batata doce, queijo, requeijão, bolos, biscoitos, chimango, entre outros.

Estavam presentes também e compuseram a mesa de abertura, o Coordenador do SETAF, Roque Guimarães; o Assessor de Relações Institucionais do Gabinete do Secretário do Meio Ambiente, Isaque Bomfim Pereira; Ana Claudia Passos, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente; Maria da Conceição, do Sindicato dos Pequenos e Médios Agricultores de Vitória da Conquista; Antônio Carlos Figueiredo Junior, do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural; Anacisio Xavier, presidente do CEDASB; Helena Paula, Coordenadora do Projeto de ATER no CEDASB; e os agricultores Adelmário (Mazinho) e Maria Nalva Prates.

Os representantes que compuseram a mesa mencionaram a importância do CEFIR para os agricultores. Com esse documento, além de terem a sua propriedade regularizada ambientalmente os agricultores terão o mapa detalhado da sua propriedade com informações referentes às áreas de Preservação Permanente (APP), Reserva Legal (RL), áreas de produção, áreas remanescentes de vegetação nativa, áreas de servidão pública, entre outras. Além disso, estarão também legalmente regularizados para requerer crédito rural junto às instituições financeiras, dentre outras Politicas Públicas.

Durante o evento, o CEDASB em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, entregou aos agricultores mudas de Aroeira pimenta, Flamboyant mirim, Paineira, Jacarandá mimoso e Sibipiruna.

A entrega do Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais também foi realizada nos municípios de Piripá e Cordeiros, atendendo umas das metas da Chamada Pública da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater).

Texto e imagens: Equipe técnica CEDASB – ATER Bahiater