De 01 a 03 de Fevereiro 2016, Everaldo Mendonça (presidente do CEDASB) e os Extensionistas/Cedasb, José Jorge e Liomar de Jesus, representaram o CEDASB na Capacitação de Monitores das Efa’s em produção de mudas de fruteiras do gênero “Spondias” e maracujazeiro do mato, promovido pela Associação das Escolas das Comunidades e Famílias Agrícolas da Bahia – AECOFABA e pela Rede das Escolas Famílias Agrícolas Integradas do Semiárido – REFAISA. A capacitação foi realizada no CAP (Centro de Aperfeiçoamento Profissional) na UESB, campus de Vitória da Conquista – BA.

Essa capacitação foi mais um riquíssimo momento de produção e construção do conhecimento reafirmando a ideia, de que a pesquisa, a extensão e o ensino devem sempre andar lado a lado com o conhecimento produzido a partir dos/as agricultores/as do nosso Semiárido. Acreditamos no Projeto Fruticultura de Sequeiro no Semiárido Baiano, de modo especial em nossa região sudoeste. Principalmente numa perspectiva de entender tal prática, como alternativa para inclusão produtiva da Juventude Rural, e vimos neste, a possibilidade de intensificarmos várias práticas agroecológicas, como adubação à base de esterco, cobertura vegetal do solo, consórcio de culturas, a exemplo do umbu, palma forrageira, maracujá do mato e outras culturas anuais, como o feijão de corda, melancia da caatinga, entre outros.

Enfim, participar de uma atividade como essa, nos permite ampliar a ótica de compreensão de práticas que fortalecem cada vez mais a agroecologia, seja na transmissão e produção de conhecimento nas Efa’s, até mesmo em campo junto com os agricultores/as. A apreensão de um conhecimento desse nível fortalece nosso discurso da viabilidade da agroecologia, e assim, podemos compartilhar esse conhecimento nas diversas comunidades, com tantos agricultores e agricultoras. Diante disso, concluímos que práticas/técnicas como essas, compartilhadas nessa capacitação é uma verdadeira e eficaz tecnologia social, que soma e amplia a convivência com o nosso semiárido.

Texto: José Jorge e Liomar de Jesus (Extensionistas/Cedasb)

Imagens: José Jorge

DSC07132 DSC07154 DSC07097 DSC07092 DSC07081 DSC07044 DSC07114 DSC07158 DSC07136 DSC07053