Pense na alegria que é chegar numa comunidade e ver os idosos, os adultos e a criançada reunidos para participar da capacitação em Gerenciamento de Recursos Hídricos- GRH! Pois então, isso aconteceu mesmo, lá para as bandas de Barra do Choça- BA, na comunidade do Capão Verde, entre os dias 25 e 26 de janeiro.

O Projeto Cisternas que é executado pelo CEDASB por meio do contrato firmado em parceria com o governo do estado da BA e financiado pelo MDS, tem a capacitação em GRH como um de seus requisitos para a aquisição da cisterna de 16 mil litros. Logo, o objetivo  do GRH é orientar e assegurar água de boa qualidade às famílias. Para isso, no encontro as conversas giraram em torno do uso consciente da água, seu controle e proteção. Também no encontro foram apresentadas a tecnologia que as famílias receberão e os cuidados necessários que cada um deve ter com sua cisterna.

E eita que a conversa se esticou, tinha agricultores lembrando-se da época dos avós, de como era o solo, as aguadas, o que plantavam e como faziam. Tudo simples, orgânico e com qualidade. E a quantidade das nascentes também era diferente, pois os agricultores e agricultoras desmatavam e queimavam menos. O momento foi também oportuno para lembrar a importância das mulheres no campo. E aí foi que deu pano pra manga!

Como se pode perceber, para além dos cuidados com as cisternas os encontros de GRH servem para tratar dos mais diversos assuntos, e tudo num entrosamento bacana, pois nesses espaços o respeito para com o outro é o que mais vale e assim, cada agricultor e agricultora vai colocando seu ponto de vista, e os meninos e meninas que estavam lá aprendem a valorizar a terra, a cuidar da água, a respeitar a aprender com os mais velhos; aprendem ainda a estimar as mulheres, trabalhadoras arretadas, doces e gentis. E mais, passam a sentir orgulho de ser e de viver na roça.

DSCN1214

DSCN1274

DSCN1196

DSCN1198

DSCN1207DSCN1206