OOO O Candeeiro | Categories | Cedasb

O Candeeiro

Damiana: agricultora e professora, uma história de superação e amor pela educação

[…] Damiana é de família de retirantes da seca, são naturais da cidade de Taipu localizada no estado de Alagoas. O pai foi pescador e a mãe trançadeira de redes, fugindo da seca em tempos passados, os pais, Damiana e mais três irmãs retiraram-se para regiões onde podiam amenizar o sofrimento da falta d’água e da fome. A família trabalhou em roça de tomate, e assim como conta Damiana: “A vida foi dura, trabalhamos pra ganhar em troca farinha e tomates para nos alimentar. Devido às condições de vida, em poucos dias minha irmã mais nova veio a falecer de desnutrição”. […]

(CLIQUE NO TÍTULO DO BOLETIM, DEPOIS EM DOWNLOAD E BAIXE O ARQUIVO)

Quilombo de Cinzentos: um Grito de Resistência ! ! !

Escondido entre as belas montanhas semiáridas do município de Planato-BA, está o Quilombo de Cinzentos, fazendo ecoar seu grito de resistência, através de suas tradições e costumes, ainda muito presentes na história do seu povo. Foi reconhecido como Quilombo pela Fundação Palmares em 09 de Junho 2011, e atualmente é formado por uma média de 30 famílias que, mesmo antes do reconhecimento oficial, se destaca pela sua história de 200 anos de fundação e caminhada frente aos desafios dos tempos passado e presente.

“Somos Povo-Semente de uma nova nação”: Aqui plantamos a ‘semente da gente’ e colhemos vida, amizade e muita união !

Esta edição apresenta duas experiências sobre produção e estocagem de Sementes Crioulas. Experiência essa, que devido à chegada da “Casa de Sementes Comunitária” pelo projeto Sementes do Semiárido motivou as diversas comunidades envolvidas a cultivarem roças comunitárias. Tendo em vista, abastecer a Casa de Sementes local, com as sementes produzidas e colhidas dessas roças.

Vida dedicada ao cultivo da terra e fortalecimento da agricultura Familiar: uma experiência agroecológica na comunidade de Mumbuca 2

É na comunidade de Mumbuca II (região da Vila do Café), no município de Encruzilhada BA, que seu Jesuíno Niza (68 anos) ou simplesmente seu “Pio”, dona Francisca (69 anos), sua filha Neta e Juscelino, que mora com seu Pio e dona Francisca na propriedade desde 2010; destacam-se e são exemplos no fortalecimento da agricultura camponesa em sua região.

Próxima página »