Membros do CEDASB e do ISFA e representante dos professores e professoras que fazem parte dos Processos de Formação do Projeto Cisternas nas Escolas participaram do Intercâmbio Regional de Educação Contextualizada no semiárido baiano: “A educação que a gente quer do jeito que a gente é” entre os dias 30/11/2015 a 03/12/2015, no município de Várzea do Poço- BA, localizado na região do Piemonte da Diamantina.

Como já dizia Paulo Freire “a educação é libertadora”. Assim, não distingue quem é do campo ou da cidade, quem é rico ou pobre, quem é negro ou branco, etc. Ela transforma o indivíduo. Mas, tal transformação só acontece através das experiências vividas ao longo da vida. Nesse processo, a família, a escola e a comunidade são fundamentais na formação do indivíduo.

Durante os três dias de visitas, bate papo, rodas de conversa, palestras e oficinas, os participantes puderam experimentar na prática a maneira exitosa como o município de Várzea do Poço tem feito a educação contextualizada acontecer, tanto no campo, quanto na cidade.

As experiências compartilhadas nos dão ânimo para continuar lutando pela construção de um outro modelo de educação, que vai além dos conteúdos programáticos, ela respeita as culturas e tradições de cada região e considera “o chão de cada sujeito”. Desse modo, seguimos animados (as), acreditando que é possível sim mudar a realidade a partir da transformação da nossa prática não somente enquanto educadores e educadoras, mas como sociedade, comprometida com a construção de um semiárido melhor.

 Por: Equipe Pedagógica do Cisternas nas Escolas – CEDASB  & Equipe de Comunicação – ISFA.

DSCN0549

DSCN0443DSCN0598DSCN0663

DSCN0428