Nós, movimentos sociais, organizações, entidades e articulações da sociedade civil abaixo subscrita, ante o momento político que vivemos na Bahia, vimos a público declarar:

• Reconhecemos ser competência específica do Governador eleito nomear seus/as secretários/as e auxiliares, entre pessoas competentes, sérias e comprometidas com o povo da Bahia, como assim tem o feito e divulgado nos últimos dias;

• Reconhecemos também que em um Governo Democrático ouvir a sociedade é prática salutar e essencial tanto na escolha dos/as auxiliares e gestores, quanto na elaboração e execução das políticas;

• Reconhecemos, igualmente, que para a eleição deste Governo da Bahia foi importante a avaliação da população sobre a gestão anterior, assim como foi essencial nossa participação no debate com as comunidades, no dia a dia com as pessoas, na luta diária na disputa dos votos. Neste sentido, enquanto cidadãos/as e sujeitos sociais nos sentimos construtores/as da vitória do Governador, por consequência, co-responsáveis pelo seu bom desempenho.

Com as nomeações de uma parte do Secretariado já divulgadas, queremos destacar a nomeação do companheiro Jerônimo Rodrigues para a Secretaria de Educação como algo extremamente positivo pelos desafios que temos no horizonte aqui para a Bahia neste tema. Mas, também, destacamos a necessidade de consolidar ações e processos iniciados dentro da Agricultura Familiar que o referido Jerônimo iniciou com êxito dentro da Secretaria de

Desenvolvimento Rural (SDR), por isto, neste momento, o Sr governador deve garantir que a SDR seja assumida por um quadro com experiência para continuar as ações iniciadas e consolidar experiências importantes nesta segunda gestão. A SDR teve um forte e decisivo papel na aproximação dos movimentos e entidades que atuam no campo com junto ao Governo do Estado.

A SDR é uma secretaria estratégica, por isto é que, através deste, queremos publicamente externar nossa preocupação com a SDR e seus caminhos até agora sinalizados. Neste sentido, avaliamos que a companheira Elisangela, lutadora da Agricultura Familiar e da Reforma Agrária, nome de repercussão nacional pela sua presença em várias instâncias e processos nacionais, é o nome mais adequado para estar à frente dos destinos da SDR nesta fase. Sua proximidade com os Sindicatos, com os movimentos, com a luta dos/as trabalhadores/as, certamente, fará forte diferença estando à frente desta Secretaria. Aliado a isto, seria uma importante e madura presença feminina na efetiva construção deste Governo.

É nossa esperança que a Agricultura Familiar, a Economia Solidária e a Reforma Agrária sejam contempladas com dirigentes/as que em simbiose com estes segmentos, os façam seguir crescendo e dando frutos na Bahia.
31 de Janeiro de 2019

Articulação Semiárido da Bahia (ASA BA) 
Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) 
Movimento dos Atingidos por Barragem (MAB) 
Articulação de Agroecoogia da Bahia (AABA) 
Fórum Estadual da Agricultura Familiar