Foi em clima de muito entusiasmo que o CEDASB realizou o I Encontro de Jovens nos dias 12 e 13 de julho de 2018. O encontro teve como tema “Perspectivas para a juventude camponesa” e foi uma realização do projeto executado através da celebração do contrato entre o CEDASB e a BAHIATER/SDR e contou com a participação de jovens agricultores/as atendidos pela Assistência Técnica e Extensão Rural-ATER nos municípios de Vitória da Conquista, Piripá e Cordeiros.

Durante o encontro os jovens participaram de painéis, rodas de conversa, carrossel de experiências, além de apresentações culturais como teatro e música. O primeiro dia de atividades foi realizado na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-UESB em parceria com o Núcleo de Extensão e Desenvolvimento Territorial-NEDET e a Câmara Temática de Juventude do Território Sudoeste Baiano. Foram apresentados painéis temáticos sobre políticas públicas, trabalho, educação, cultura e lazer.  Os jovens puderam conhecer as ações que estão sendo realizadas no Território para o público jovem, bem como, dialogar com diferentes segmentos da sociedade sobre a necessidade de políticas públicas voltadas para a juventude, visando garantir a participação desse público.

O segundo dia do encontro foi realizado no Sítio Sul em Vitória da Conquista, onde os jovens em momento de mística trouxeram para a plenária suas histórias de vida e sua identidade camponesa pintadas à mão. Todo o evento foi marcado pela interação dos jovens com músicas, brincadeiras e dinâmicas. Nas rodas de conversas puderam direcionar para a realidade da sua comunidade as temáticas debatidas no dia anterior, e apresentar os avanços e as perspectivas para a juventude camponesa.

O carrossel de experiências promoveu troca de vivências onde jovens agricultores/as falaram da sua vida no campo e do trabalho que desempenham na sua unidade produtiva familiar e na comunidade. A jovem empreendedora Gileane Neres (29 anos), comunidade Estiva/Vitória da Conquista, falou do trabalho que vem desempenhando com o salão de beleza que abriu na sua comunidade e tem gerado renda suficiente para garantir a sua independência financeira; Uinne Oliveira (22 anos), comunidade Água Branca/Cordeiros, falou do amor que tem pela sua comunidade e da renda que obtém da produção de bolos que faz juntamente com sua mãe e comercializa tanto na comunidade como na feira agroecológica do município de Cordeiros; Emílio Rocha (26 anos), comunidade Quilombola Laginha/Piripá, apresentou o plantio de palma adensada, a silagem, e as alternativas de reserva estratégica de alimentos, que vêm aprendendo com o técnico que acompanha a comunidade, para garantir a alimentação do rebanho o ano inteiro; Maria Aparecida (22 anos), comunidade de Fundo e Fecho de Pasto Bonito/Piripá, partilhou sua experiência enquanto liderança comunitária e falou sobre a importância dos jovens se inserirem nos grupos de Associações das Comunidades; o jovem João Vitor Prates (16 anos), comunidade Olho D’água da Serra/Vitória da Conquista, relatou sobre as experiências que desenvolve com sua mãe com o quintal produtivo e a criação de abelhas sem ferrão.

Para Thaiane, jovem que compõe a equipe técnica do CEDASB, o encontro foi um marco histórico para a instituição, pois, despertou a juventude acompanhada pelo ATER sobre a importância de sua participação ativa nos espaços coletivos da comunidade, bem como, se caracterizou como um espaço de diálogo, onde puderam se auto reconhecerem enquanto juventude camponesa protagonista de suas histórias.

Seguimos juntos com a juventude camponesa acreditando na sua capacidade de luta e renovação reconhecendo o campo como um lugar de possibilidades!

Texto –  Silmara Moreira e Jacqueline Lemos