“Romaria da Terra faz o povo reunir, numa luta sem guerra nós lutaremos por ti”

De 07 a 09 de Julho 2017 foi realizada a 40ª Romaria da Terra e das Águas em Bom Jesus da Lapa-BA. A Romaria reuniu romeiros e romeiras vindos/as de diversas localidades do nosso Brasil. Além de contar com a massiva participação de povos e comunidades tradicionais de diversas comunidades e regiões do país. E o CEDASB fez parte dessa peregrinação às terras do Bom Jesus da Lapa levando os anseios e desejos das conquistas e lutas junto aos povos do nosso querido Semiárido do sudoeste baiano.

A Romaria começou (sexta feira, 07) com uma caminhada rumo à gruta do Bom Jesus (esplanada do Santuário), uma grande procissão de romeiros e romeiras que tomou conta das ruas da cidade cantando e relembrando os temas das 39 edições da Romaria. Clamando como um brado de justiça, o tema dos 40 anos da 40ª Romaria: “Com o Bom Jesus reconstruir a esperança a partir dos pobres!”. Ao chegar à esplanada do Bom Jesus foi realizada uma celebração da partilha, onde a Palavra de Deus e o pão foram partilhados como sinal de esperança frente a um mundo de tanto egoísmo e concentração de poder.

No amanhecer do sábado, 08, foi celebrada uma Missa cantada e participada pelos romeiros/as da terra e das águas e logo em seguida foram realizados os chamados plenarinhos temáticos. Onde no Plenarinho: “Terra e Território”, o CEDASB através do jovem agricultor Kleiton, da comunidade Poço D’anta de Planalto-BA apresentou o “BioÁgua Catingueiro”, uma experiência de convivência com o semiárido desenvolvida em sua propriedade que vem dando ótimos resultados no processo de reutilização das águas de uso doméstico  e na produção de insumos agroecológicos, tendo em vista um cultivo livre de veneno gerando saúde e vida pra família de Kleiton e pra todos/as que estão reproduzindo essa bonita  experiência. Outros diversos plenarinhos aconteciam de forma simultânea abordando diversos temas pertinentes sobre as problemáticas que envolvem principalmente questões de fé e política, direitos dos povos e comunidades tradicionais e meio ambiente (Biomas: caatinga, cerrado e mata atlântica), entre outros.

No sábado à noite foi realizada a grande e animada noite cultural, que ficou por conta da animação do grupo musical do CEDASB: “Remela de Gato” e do compositor, poeta e cantor militante das causas sociais, Gogó (Roberto Malvezi – Juazeiro/BA). Foi uma verdadeira alegria e “esparramo” de gente com o forró e as cantorias que animaram os romeiros e romeiras. Sanfoneiros e tocadores se juntaram aos “cantadores” e animaram de forma marcante e muito especial a noite cultural dos 40 anos de Romaria.

Antes do despontar do sol de Domingo, 09, os/as romeiros/as seguiam em procissão de suas rancharias com suas cruzes e canções de luta em direção à gruta do Bom Jesus para celebrar a Missa da Ressurreição. Cantaram as alegrias e maravilhas que o Senhor fez e faz com seu povo e renovaram as forças para continuar as lutas e labutas nas diversas comunidades de origem década romeiro e romeira da terra e das águas. Após a Missa da Ressurreição foi realizado um grande plenário celebrativo. Que reuniu todas as discussões nos plenarinhos e as transformaram em prece de louvor e súplica, que foi celebrada de forma mística e devocional. Bispos, padres, religiosos/as e todo o povo romeiro reunidos na gruta da soledade celebraram e repartiram as sementes crioula, lembraram os irmãos e irmãs tombados pela ganancia e o poder, proclamaram e partilharam a Palavra de Deus, acenderam o círio da esperança, cataram as alegrias e tristezas das lutas das comunidades. Tudo e todos em volta do altar da liberdade e da partilha, da fraternidade e do amor divino, da unidade e da diversidade. Assim, com saudade e alegria se encerrou a 40ª Romaria da Terra e das Águas, firmando um compromisso de renovação das lutas nas comunidades e já se preparando para a 41ª Romaria em 2018 nas Terras do Bom Jesus da Lapa. ‘Pra’ o ano, com fé em Deus e firmes na luta estaremos juntos/as em mais uma romaria da Terra e das Águas!

Texto- Heber/Comunicação CEDASB     Imagens: CPT/BA e Comunicação CEDASB