As organizações sociais que integram a Articulação Semiárido Brasileiro no sudoeste baiano (ASFAB, ASAMIL, CASA, CEDASB, DIVINA PROVIDÊNCIA e ISFA) se reuniram na sede do Centro de Agroecologia no Semiárido (CASA), em Guanambi, para participar do Seminário “Organizações da Sociedade Civil: as leis que regem os meios, suas implicações e os caminhos da sobrevivência”, que dialogou a atuação em rede das organizações da região enquanto estratégia de fortalecimento e resiliência da sociedade civil organizada em um novo momento da conjuntura sociopolítica nacional.

A equipe técnica do Cedasb esteve presente com gerentes, diretores e articuladores sociais no seminário de formação, que contou com a parceria da JDL & Associados – Consultoria e Assessoria Contábil, que ofereceu suporte contribuiu nas discussões de âmbito contábil/jurídica sobre a implantação do eSocial (sistema federal de escrituração digital das obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas), bem como sobre o impacto da Lei 13.019/2014, o Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC).

Para a contadora e técnica do CEDASB, Elisângela Ribeiro Teixeira, o evento foi uma grande oportunidade para as equipes que atuam em organizações sociais aperfeiçoarem o entendimento sobre a legislação que regula o terceiro setor. “As Organizações Sociais precisam sempre estar acompanhando as inovações na legislação e nos sistemas que regem a contabilidade do setor. Infelizmente ainda é pouco o número de contadores que estão antenados com esse público. Participar deste evento nos possibilita ampliar nossa visão e melhorar cada vez mais o atendimento junto a estas entidades”, afirma Elisângela.