O projeto de ATER Agroecologia da Chamada Pública 001/2018 SDR/BAHIATER, executado pelo CEDASB, avançou mais uma etapa nesse mês de outubro com a realização das REUNIÕES DE MOBILIZAÇÃO E SELEÇÃO DAS FAMÍLIAS nas comunidades dos municípios que serão atendidos pelo projeto.

As reuniões, que têm como objetivo apresentar a Proposta da Assistência Técnica e Extensão Rural sob os princípios da Agroecologia, foram realizadas de forma remota e, alguns casos, em dois turnos (manhã e tarde), para permitir maior participação das famílias camponesas interessadas.

Essa atividade é o primeiro contato da organização com as famílias das comunidades. Por isso, é também o momento de (re)conhecimento da história de todos os presentes, inclusive do CEDASB, que irá executar o projeto.

A Reunião de Mobilização e Seleção de famílias é, também, o espaço de socialização das metodologias e ações que serão desenvolvidas no decorrer dos três anos de execução da ATER. Dessa forma cada família pode refletir o seu papel e protagonismo durante todo o período que a ATER for desenvolvida na sua Unidade de Produção Familiar (UPF), na comunidade, e, consequentemente, no seu município. Ao todo, já foram mobilizadas 10 das 24 comunidades rurais que serão assessoradas pelo projeto.

A pandemia nos obrigou a adequar nossa forma de trabalhar. Toda mobilização e seleção de famílias precisou ser realizada de forma remota, o que trouxe para o CEDASB e, sobretudo para as comunidades, o desafio de superar as adversidades de acesso à internet de qualidade; de mobilizar, articular e firmar acordos, virtualmente. Mas estamos seguindo, movidos pelo amor aos/as agricultores/as, pela confiança nas mudanças que o trabalho pode proporcionar, e pelo direito dos camponeses terem garantido o acesso a um acompanhamento técnico agroecológico de qualidade.

O ATER Agroecologia é um projeto do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural e da Bahiater.

Texto
Jacqueline Viana e Eliane Almeida