A caminhada do Cedasb começou há 19 anos. Ao lado das comunidades rurais, dos(as) agricultores(as) e dos parceiros(as) que fortaleceram suas ações, a instituição traçou uma trajetória marcada pelo compromisso com o bem-viver, com a agroecologia, com a educação do campo e com o fortalecimento da agricultura camponesa. É por isso que é importante celebrar, não só o passar de anos do Cedasb, mas as conquistas e transformações de vida que tem sido realizadas por meio das tecnologias de captação de água, da assistência técnica e da extensão rural na convivência com os biomas.
A celebração deste aniversário aconteceu no dia 9 de maio e, além dos colaboradores(as) e agricultores(as), contou com uma mesa sem cabeceira, onde cada parceira e parceiro partilhou memórias e esperanças, reafirmando os laços que fazem do Cedasb uma construção coletiva. Relembrar os motivos que trouxeram cada um dos presentes e sentir a emoção de cada palavra dita foi fundamental para apertarmos os nós. Como citou Juliano Vilas Boas, representante do Fórum da Agricultura Familiar, “Sonho que se sonha só é só um sonho que se sonha só, mas sonho que se sonha junto é realidade”. Essa letra de Raul Seixas representa bastante o que o Cedasb tem sido nesses quase vinte anos. Confira abaixo quem fez parte da nossa mesa:
Além dos presentes acima, a celebração do Cedasb contou com a participação do deputado estadual José Raimundo e do deputado federal Waldenor Pereira. Eles conhecem a trajetória da instituição e estão sempre apoiando as ações realizadas em prol da agricultura familiar.
“Nós, eu e o deputado federal Waldenor Pereira, temos muito orgulho de caminhar ao lado do Cedasb, apoiando suas ações ao longo dos anos por meio dos nossos mandatos. Essa parceria é fruto do compromisso que temos com o povo do campo e com as organizações que promovem transformação social de verdade.” – Zé Raimundo em seu perfil no Instagram.
Esta comemoração foi o início de um tempo especial de memória, reflexão e preparação para a celebração dos 20 anos. Para completar essa festa, no dia 11 de maio, que é a data do aniversário da instituição, foi ao ar um episódio especial do podcast Troca de Saberes. Este episódio foi uma verdadeira viagem no tempo e na memória afetiva de quem ajudou a construir essa trajetória coletiva.
Com a participação dos sócios Climério Vale, Leandra Silva, Renato Evangelista e Telma Amorim, relembramos momentos marcantes da caminhada do Cedasb, bem como os desafios enfrentados e as conquistas celebradas. Eles também falaram sobre os princípios e a missão que sempre guiaram as ações da instituição na luta por direitos, agroecologia, convivência com o Semiárido e fortalecimento da agricultura familiar.
Este episódio também traz os depoimentos emocionantes de Célia Firmo, Naidson Baptista e do poeta Agnaldo Rocha, que prestam suas homenagens à história e à importância do CEDASB para a região. O podcast está disponível no canal @CEDASB no YouTube e você pode assistir clicando abaixo.
A partir de agora, demos início ao “Ano Cedasbiano”. Seguimos firmes, regando sonhos com mística, cultivando relações com afeto e reafirmando a luta por justiça social, soberania alimentar e dignidade para os povos do campo. Gratidão a todas as mãos, corações e vozes que constroem essa história conosco. Vem com a gente! O ano Cedasbiano começou!
Texto: Lucilene Rosário e Jacqueline Viana