A 1ª Feira Agroecológica da Juventude Transformadora aconteceu no dia 19 de setembro na comunidade Capinado, município de Anagé (BA). A realização da feira foi uma ação desenvolvida e executada por jovens que fazem parte do Projeto Mãos Jovens que Alimentam, fruto de uma cooperação internacional do Cedasb com o Terre des Hommes Schweiz.
A feira era considerada um desejo da comunidade há anos. A partir disso, os jovens se uniram e compartilharam essa ideia com todos para que pudesse realizar um encontro que fosse além da comercialização de produtos e alimentos, mas que pudesse também levar conhecimento àqueles que empreendem e que vivem da produção de alimentos. A 1ª Feira Agroecológica da Juventude Transformadora foi um encontro vibrante, onde o futuro do campo se fortalece por meio da agricultura familiar. Com energia e criatividade, a juventude promoveu um movimento de transformação para a comunidade.
Na mesa de abertura, estiveram presentes: Leandro Gonçalves, coordenador do Projeto Mãos Jovens que Alimentam do Cedasb; Leandro Abreu, animador técnico do ISFA; Adriana Ferreira, diretora da Escola Família Agrícola de Anagé; Matias Soares, jovem agricultor e representante da Associação de Bom Sucesso; Naiara, representante da Associação de Capinado; João Silva, agricultor; Alcileide Matos Marinho, representante da Associação de Promoção e Assistência à Infância e Juventude (ASPAIJ); Rafael Soares, Secretário de Agricultura de Anagé; Andinho Amorim, representante da Associação de Poços; Fabiano Pereira, representante do Banco do Nordeste; Rafael Lima, vereador de Anagé; Washington Moreira, coordenador do ATER Biomas Cedasb; Marcus Lima, representante Rede Baiana de Agrofloresta (RBA) e técnico do ISFA; Alane Alves, coordenadora de articulação do Centro Público de Economia Solidária (Cesol) do Sudoeste e Médio Sudoeste da Bahia; Antônio Neto, coordenador da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) no Território Sudoeste; e Roberta Libarino, representante do Coletivo Juventude Transformadora.
A feira agroecológica também contou com a participação do economista, agroflorestor e membro da Rede Baiana de Agrofloresta Nelson Araújo. Ele falou sobre o Sistema Agroflorestal (SAF) e as experiências que têm tido em sua propriedade. A sua palestra foi um exemplo de como é possível plantar em momentos de estiagem e com pouca água. O agricultor João Rocha também participou compartilhando seus conhecimentos sobre criação animal e, para finalizar o ciclo de palestras, Bruno e Fabiano do Banco do Nordeste abordaram a questão do crédito rural.
Como mestres de cerimônia para apresentar a mesa, os palestrantes, agricultores e artesãos, estavam José Francisco e Kenedy Sampaio. Eles mostraram, durante a feira, o que cada um tem de melhor e deixou o evento ainda mais animado. Dentre aqueles que estavam comercializando seus produtos, estavam os agricultores assessorados pelo Projeto ATER Biomas, bem como os jovens que participam do Projeto Mãos Jovens que Alimentam. Além de aprenderem, eles puderam conhecer outros produtores e realizar a venda dos seus produtos. Para o Cedasb, foi um prazer fazer parte desta feira. Parabenizamos o Coletivo Juventude Transformadora pela iniciativa. Que venham outras feiras agroecológicas. Estamos juntos!
Texto: Lucilene Rosário

