Nos dias 16 e 17 de setembro, o CEDASB, em parceria com o ISFA, realizou o 1º Seminário Interno de ATER. Este evento teve como objetivo apresentar os princípios e objetivos das duas organizações, além de recepcionar e capacitar a nova equipe técnica do Projeto Bahia Sem Fome. Também foi uma oportunidade para alinhar as metodologias de assessoria técnica e extensão rural com as equipes dos núcleos CA 42, CA 44 e MA 11 do Projeto ATER Biomas.
No primeiro dia, o seminário começou com a apresentação institucional do CEDASB e do ISFA, facilitada por Climério Vale e Leandra Silva, sócios do CEDASB, e por Livia Luz e José Francisco, sócios do ISFA. Em seguida, houve uma análise de conjuntura sobre as leis que impactam a agricultura familiar, incluindo:
– Lei nº 12.188 de 2010: Institui a Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural para a Agricultura Familiar e Reforma Agrária (PNATER) e o Programa Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e na Reforma Agrária (PRONATER).
– Lei nº 12.372 de 2011: Institui a Política Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural para a Agricultura Familiar (PEATER) e o Programa Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar (PROATER).
– Lei nº 13.572 de 2016: Institui a Política Estadual de Convivência com o Semiárido e o Sistema Estadual de Convivência com o Semiárido.
– Lei nº 14.564 de 2023: Institui a Política Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica (PEAPO).
Durante o evento, os Coordenadores de ATER, Helena Paula e Washington Moreira, dialogaram sobre o histórico e as ações da ATER no Brasil, na Bahia e no CEDASB. E os Coordenadores Eliene Brito e José Jorge destacaram a perspectiva e a importância das ações de Extensão Rural dentro dos projetos de ATER. Ainda no primeiro dia, foi discutido sobre as funções e atribuições de cada profissional na equipe e os principais desafios que enfrentam no desempenho de suas funções.
O primeiro dia do seminário foi intenso cheio de aprendizado e troca de informações, onde a metodologia participativa norteou a programação e os diálogos, proporcionando um ambiente enriquecedor para todos os participantes.
O Seminário Interno de ATER foi um marco importante na capacitação dos profissionais que estarão na linha de frente dos Projetos de ATER executados pelo CEDASB e ISFA. Esse encontro de extensionistas demonstra o enorme comprometimento e zelo que as duas organizações possuem pelos serviços de ATER.
Durante o segundo dia do seminário, José Jorge, Coord. de ATER do ISFA, comentou sobre as estratégias e abordagens para superar os principais desafios que os técnicos e técnicas encontram no campo durante suas visitas às comunidades rurais.
Houve também um momento de diálogo sobre a Comunicação Popular no contexto da agricultura familiar e seu papel de suporte às ações de ATER, conduzido por Jacqueline Viana, Comunicadora Popular. Além disso, Elisângela Teixeira e Viviane Sampaio, gestoras financeiras dos projetos de ATER, apresentaram as Orientações Financeiras estabelecidas pelas organizações e que devem ser seguidas por todos os(as) colaboradores(as).
Para a nova equipe técnica que irá atuar no Projeto Bahia Sem Fome, Helena Paula, Coord. de ATER no CEDASB, apresentou a Proposta Técnica do Projeto e realizou o planejamento das próximas atividades junto à equipe. Washington Moreira, também Coord. de ATER do CEDASB, apresentou os formulários e explicou as ferramentas de comprovação digitais da Bahiater.
Durante os dois dias o seminário contou com a participação ativa dos técnicos e técnicas, que puderam compartilhar suas experiências e dicas de como superar os desafios no campo. A troca de conhecimentos e práticas foi enriquecedora, criando uma rede de apoio e colaboração entre todos os envolvidos.
Com a formação recebida, os(as) novos(as) técnicos(as) estão agora mais preparados para atuar junto às comunidades rurais, oferecendo suporte técnico de alta qualidade e promovendo a difusão da agroecologia. Esperamos alcançar resultados significativos com o Projeto ATER Bahia Sem Fome, no combate à fome no estado e para a melhoria da qualidade de vida das famílias, aumentando a produtividade agrícola, a segurança alimentar e o uso de práticas agroecológicas.
Para o CEDASB e ISFA, a realização desse seminário é uma demonstração clara da busca por aperfeiçoar ainda mais a ATER que praticamos e acreditamos. Assim, seguimos firmes, pois acreditamos que o conhecimento liberta e que a formação contínua é essencial para garantir o sucesso de nossas ações.
Texto Jacqueline Viana e Clemilda Souza, Comunicadoras Populares do Cedasb e Isfa
FOTOS 1º DIA
FOTOS 2º DIA