O projeto de ATER/BAHIATER, executado pelo CEDASB (Centro De Convivência e Desenvolvimento Agroecológico do Sudoeste da Bahia) realizou nos dias 15 e 16 de Fevereiro/2017, um intercâmbio no município de Cordeiros-BA.

Uma média de 50 Agricultores/as assistidos pela ATER dos municípios de Piripá e Cordeiros conheceram a experiência do PAIS (Produção Agroecológica Integrada e Sustentável), do agricultor experimentador, Joaquim José de Almeida na fazenda Tesoura, localizada no município de Cordeiros-BA.

O ‘PAIS’ é um sistema de produção baseado na preservação e respeito ao solo, ao meio ambiente e ao homem, tendo por objetivo principal valorizar a agricultura familiar, produzir alimentos saudáveis e promover o desenvolvimento rural sustentável.

É aqui do meu plantio que eu tiro o recurso pra manter minha filha na faculdade de psicologia em Vitória da Conquista”. Contou a agricultora Alzira da comunidade Santo Antônio (Cordeiros-BA) sobre sua experiência com o plantio agroecológico, revelando uma das importantes dimensões que comprovam a viabilidade da agricultura familiar como elemento de mobilização e transformação social, ou seja, agroecologia também é geração de renda para toda família.

Confiram as imagens desse momento de produção de conhecimento e troca de saberes.

Imagens e Texto: Equipe ATER/BAHIATER e Comunicação CEDASB