Através do Projeto Mãos Jovens que Alimentam – Construindo Agroecologia no Sudoeste Baiano, fruto da cooperação internacional entre Cedasb e Terre des Hommes Schweiz, os jovens das comunidades de Anagé, Aracatu, Manoel Vitorino, Poções e Tremedal participaram de uma marcante mobilização e sensibilização com pais, mães e representantes comunitários. Este encontro é importante para que sejam apresentados os objetivos do projeto, as atividades previstas durante sua execução, o público beneficiário e as condicionantes de participação, bem como a prospecção de resultados no final da execução.
Esta ação faz parte de uma jornada contínua de aprendizados, trocas de saberes e fortalecimento dos laços com a comunidade. Em Bom Sucesso, comunidade de Anagé (BA), a mobilização teve um caráter especial de reafirmação de um projeto que, há cerca de dois anos, vem se consolidando como uma referência regional. Já na comunidade Duas Irmãs em Manoel Vitorino (BA), a atividade marcou o despertar da comunidade para a importância de valorizar e colocar a juventude no centro do processo de transformação social.
Nas comunidades Tapuio e região, município de Anagé (BA), os jovens e suas famílias já conhecem a instituição e o valor das iniciativas desenvolvidas na região. Esse é um dos motivos do Cedasb ter sido tão bem recebido por todos. Na comunidade Lagoa das Caraíbas em Aracatu (BA), a comunidade vivenciou mais uma oportunidade de diálogo e construção coletiva.
“Promover momentos de escuta e reflexão com as juventudes sobre seu papel no mundo é uma experiência profundamente significativa. Fico muito feliz por termos sido recebidos com tanto carinho e por ver o reconhecimento desta iniciativa pela comunidade.”, afirmou o coordenador do projeto Leandro Gonçalves.
A proposta deste projeto foi acolhida com entusiasmo, fortalecendo vínculos e reafirmando o compromisso com a valorização da juventude e o desenvolvimento local. Essa caminhada coletiva comprova que a agroecologia não é apenas uma prática agrícola, mas um modo de vida que une resistência, cultura e pertencimento. São essas mãos jovens que alimentam a terra, a comunidade e os sonhos de um mundo mais justo e sustentável.
Na comunidade Mundo Novo em Poções (BA), as famílias agricultoras da região já são acompanhadas pelo Projeto ATER Biomas e, agora, seus filhos passam a ser incluídos neste projeto que busca oferecer aos jovens um espaço de formação, fortalecimento de vínculos, construção coletiva e estímulo a escolhas conscientes, promovendo seu desenvolvimento pessoal, coletivo, social e agroecológico com impactos positivos para toda a comunidade.
Mobilizar essa juventude é semear esperança, cultivar futuros possíveis no campo, valorizar os saberes ancestrais, impulsionar práticas agroecológicas e reafirmar a identidade camponesa e quilombola como força transformadora. O Terre des Hommes Schweiz e o Cedasb através do Projeto Mãos Jovens que Alimentam – Construindo Agroecologia no Sudoeste Baiano reafirmam seus compromissos com a agroecologia, a sucessão rural e o protagonismo juvenil no semiárido baiano respeitando e apoiando os projetos de vida das juventudes.
Coordenador do projeto: Leandro Gonçalves.
Equipe técnica presente: Eliene Brito, Abmael da Silva, Clara Portugal, Normalice Sena, José Francisco e Quelvin Freitas.
Autor do texto: Leandro Gonçalves e Lucilene Rosário.