O Semiárido Show é uma importante feira de inovações tecnológicas direcionada à agricultura familiar do Semiárido brasileiro. O evento foi realizado em Petrolina (PE), entre os dias 26 e 29 de agosto, com o tema “Ciência e Inovação para a Inclusão Socioprodutiva” e o objetivo de possibilitar o acesso aos conhecimentos, informações e tecnologias desenvolvidos pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e instituições parceiras.
O Cedasb marcou presença com agricultores e agricultoras assessorados(as) pelos projetos de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) e com a juventude que faz parte do projeto Mãos Jovens que Alimentam, uma cooperação internacional do Cedasb com Terre des Hommes Schweiz. Foi em um dos Campos Experimentais da Embrapa Semiárido que o evento aconteceu e contou com uma extensa programação envolvendo palestras, seminários, dia de campo, cursos e oficinas que inspiraram e despertaram nos agricultores e agricultoras o desejo de replicar as experiências em suas unidades produtivas.
De Oficina de Recaatingamento a Oficina Iogurte firme com geleia de umbu, da Palestra Alternativas forrageiras para os rebanhos do Semiárido a Dia de Campo Ovo Limpo, onde foram abordados galinheiro, sanidade avícola, agroindústria, fábrica de ração, gastronomia e microcrédito. Durante o Semiárido Show, houve uma diversidade de temas relacionados ao bioma caatinga. Com isso, o aprendizado foi imenso e possibilitou muitas trocas de saberes. Os jovens também foram surpreendidos com a explicação e comercialização de produtos feitos com licuri a partir da retirada do seu óleo feita pelos alunos da Escola Família Agrícola de Monte Santo. Esse momento proporcionou a eles lembrar da riqueza e das possibilidades que sua terra oferece.
“Sou um dos privilegiados, graças ao Cedasb, de estar aqui nesse lindo intercâmbio, ao qual tive o privilégio de participar de uma reunião que falou sobre o capim e várias rações adversas que a gente pode substituir na seca. Não só isso, como várias outras aulas de várias culturas que a gente nem estava de plano de vim de lá pra cá, que nem eu desloquei do município de Tremedal pra poder ter esse conhecimento. É uma grande alegria minha fazer parte desse grupo do Cedasb que só vem ajudando a gente cada vez mais.” – Paulo Inácio, assessorado no projeto Mãos Jovens que Alimentam.
Além deste depoimento, vários outros jovens também expressaram seu sentimento diante do intercâmbio ao Semiárido Show. Você pode encontrar todos eles no Destaque Semiárido Show no Instagram do Cedasb – @cedasb_agroecologia.
