“Eu planto abóbora, planto melancia,
Planto abacaxi, e também batatinha!
Planto feijão, planto mandioca,
Faço tapioca e também farinha!
Sou lavrador (a) homem/mulher da roça…”
O CEDASB no mês/semana dedicado a Agricultora e ao Agricultor, presta sua singela homenagem a esses/as trabalhadores, homens e mulheres do campo e da roça. Tantas Marias, Josés, Josefinas e Antônios, “cumpades” e “cumades” que cultivam a Terra-Mãe e produzem alimento para si e ‘pra’ mais da metade do povo de nossa nação brasileira.
Nossa homenagem às mulheres e homens, trabalhadoras e trabalhadores rurais de mãos calejadas e marcadas pela luta diária nos roçados, boqueirões e campinas de tantos lugares por esse Brasil afora, e de forma especial, agricultores e agricultoras do nosso Sertão querido. Nosso carinho, respeito e admiração às mulheres agricultoras, muitas vezes desvalorizadas e massacradas pelo machismo e pela covardia de uma sociedade dividida e marcada pelo preconceito, e mesmo assim, se mostram a cada dia, construtoras e protagonistas de um campo cheio de belezas, justo e igualitário.
A todos os agricultores/as, e principalmente aos que fazem parte da caminhada do CEDASB, a nossa gratidão pela cumplicidade, ciência e sabedoria construída e compartilhada de forma tão simples e proveitosa. Pelo acolhimento em vossas moradias, pelo alimento oferecido com tanto amor e carinho. Pelos bons ensinamentos produzidos e transmitidos, ali mesmo nas beiras dos roçados, nas baixadas e beiradas de currais, que se tornam verdadeiras universidades geradoras de conhecimento.
A nossa homenagem ao homem e a mulher do campo que trabalham com a terra e dela tiram o seu sustento corporal e místico; os roceiros, as rezadeiras e os raizeiros, as lavadeiras e vaqueiros das quebradas do sertão. Pois como já entoara o cantador e poeta dos sertões, o eterno Gonzaga: “só quem nasceu no sertão sabe ser sertanejo”.
Muitas vezes recebemos um abraço afetuoso, acompanhado de um sorriso em nossas “cheganças”, e somos abençoados por uma palavra de “Deus lhe acompanhe e te proteja” quando estamos de saída. Fica aqui então, um grande abraço e o nosso MUITO OBRIGADO, por fazer parte de nossa caminhada e de nossa história, e nossa homenagem por essa semana ser dedicada especialmente a você agricultor e agricultora!
Texto e Imagens: Comunicação Cedasb