Desde ontem (30) acontece no espaço do Vocacionário em Vitória da Conquista-BA, o encontro da bacia do Rio Pardo e seus afluentes, com o tema: “Os (des) caminhos do
Rio Pardo e seus afluentes: águas de Ontem e de Hoje”. Reunindo diversas lideranças de movimentos sociais, representações de comunidades e dos diversos municípios (BA e MG) por onde o rio e seus afluentes passam.
Pela manhã de ontem houve um resgate histórico das lutas dos movimentos sociais pela vida do rio e seus objetivos. Posteriormente foi apresentado um painel político, tratando da realidade política ambiental nacional e o contexto hídrico e socioeconômico da bacia do rio pardo. Apresentaram o painel: Centro de Agricultura Alternativa (CAA/MG), o Centro de Estudos e Ação Social Nacional, (CEAS) e o Instituto Federal Baiano (IFBA).
À tarde foram apresentados o projeto de segurança hídrica do território sudoeste (Rio Catolé), abordando o papel do Ministério Público no que se refere à questão ambiental e o comitê gestor da bacia hidrográfica. Facilitado pela Drª. Karina Gomes Cherubini, promotora de justiça regional de meio ambiente Vitoria da Conquista. logo após depois aconteceu a apresentação dos problemas e experiências ambientais nas bacias dos afluentes do rio pardo: rio Jundiá, Córrego do Nado, rio verruga, São Pedro, Bonito em Maiquinique, Água Fria em Barra Nova, Tapera em Vila do Café e o rio Catolé em Itapetinga. Na parte da noite, o CEAS lançou uma cartilha informativa seguida de apresentações culturais com uma confraternização entre os participantes do encontro.
Hoje (01), o encontro continua com o desenvolvimento de importantes ações, tendo em vista, a tomada de importantes encaminhamentos e propostas a serem trabalhadas e gestadas nas diversas regiões onde o Rio Pardo e seus afluentes passam.
Texto e imagens – Comunicação CEDASB