Os Sistemas Agroflorestais (SAFs)  são caracterizados pela utilização de consórcios de culturas agrícolas com espécies arbóreas (frutíferas e/ou madeireiras) de forma simultânea, tendo como finalidade restaurar florestas e recuperar áreas degradadas. Além disso, esse sistema possui importante função na recuperação das funções ecológicas e econômicas, uma vez que entre os seus princípios está a conservação do solo, aumento da biodiversidade dos sistemas produtivos. Tudo isso respeitando o ciclo de vida da terra.

Os SAF’s, além de recuperarem os solos, que foram desgastados ao longo dos anos, ainda produzem alimentos de forma diversificada, respeitando o tempo e o espaço de cada cultura, como vem sendo bem ressaltado pelo suíço Ernest Gosth que já vem fazendo esse trabalho de recuperação de áreas degradadas há mais de 30 anos no sul da Bahia e que hoje é referência com o seu trabalho em diferentes espaços.

Assim, para incentivar agricultores e agricultoras familiares a adotarem os SAF’s, o CEDASB, por meio do Projeto de ATER/BAHIA PRODUTIVA, vem realizando atividades para a produção de mudas de árvores nativas e outras espécies. Essa produção de mudas tem como finalidade a produção de alimentação alternativa para as criações, bem como para recuperação das nascentes e de áreas degradadas.

Para que sejam produzidas mudas de qualidade é preciso que as sementes tenham boa genética. Por isso, ao realizar as atividades, a equipe técnica de ATER tem destacado a importância das sementes crioulas a fim de reforçar o resgate, a preservação e multiplicação dessas cultivares que, em muitas comunidades vem se perdendo ao longo das gerações. Um caso específico vem da comunidade chamada Pau Ferro, no município de Tremedal, que recebeu esse nome por causa da árvore nobre que ali existia em abundância, mas hoje são “raras” as unidades existentes na comunidade.

Por onde passa, a equipe técnica do CEDASB tem orientado aos agricultores e agricultoras técnicas de como realizar a coleta, a seleção e o preparo das sementes e/ou estacas; técnicas de preparo de substrato; técnicas de plantio e os cuidados necessários para com as mudas.

O incentivo ao desenvolvimento dos SAFs nas comunidades tem despertado o interesse das agricultoras e agricultores, pois não se trata apenas de uma prática de preservação do meio ambiente, está para além disso. Trata-se de um sistema que permite a produção de produtos agrícolas, florestais e alimentos saudáveis, possibilitando ainda um incremento na geração de renda das famílias agricultoras.

Texto/Imagens – Milena e Leandra