O Encontro Comunitário na Comunidade Capoeirão em Ibiassucê, promovido pelo Centro de Convivência e Desenvolvimento Agroecológico do Sudoeste da Bahia (CEDASB), dentro do Programa ATER Bahia Produtiva, teve como objetivo apresentar a exitosa experiência com criação de galinhas caipiras dos agricultores Mark Luiz e Alidéia Rodrigues, que iniciaram a criação para o consumo próprio e hoje já é uma das fontes de renda da família.

As comunidades Bomba e Bela Vista, do município de Belo campo, participaram do intercambio e puderam conhecer as instalações e a forma de manejo que são empregadas no galinheiro. O criador Mark Luiz afirmou que, “a metodologia de criação de galinha caipira que seguimos, respeita o tripé: Ambiente, Genética e Alimentação. O ambiente tem que ser limpo, seguro, e agradável para promover o conforto térmico e a sanidade das aves. Após cuidar do bem estar da criação, deve-se pensar na genética, selecionando as melhores características de ganho de peso, produção e resistência. E não menos importante, deve-se cuidar da alimentação com base no consumo baseado em alimentos energéticos e proteicos.”

Conhecer a experiência da Família de Mark e Alideia foi uma atividade de fundamental importância para agricultoras e agricultores criadores de galinha caipira. Pois, com a realização do Encontro Comunitário em sua Unidade Produtiva Familiar (UPF) pôde-se observar, entre outras coisas, a utilização de técnicas de melhoramento animal que a família vem adotando por meio da seleção e cruzamento das melhores linhagens. Além disso, foi também um espaço para as trocas de informações e experiências entre agricultoras e agricultores que estão sendo assessorados pela equipe de ATER Bahia Produtiva do CEDASB.

Texto e Imagens: Equipe técnica do CEDASB – ATER Bahia Produtiva