O dia de São Pedro (29 de Junho) de 2017 entrou para história da caminhada da agricultura familiar do município de Cordeiros-BA. Como mesmo disse seu Joaquim agricultor: “é sonho realizado e alegria garantida”! Pois aquilo que era desejo e sonho se tornou realidade, com a inauguração da Feira Agroecológica da Agricultura Familiar de Cordeiros. Uma feira que reuniu agricultores/as assistidos pela ATER (Bahiater) do CEDASB, que de forma agroecológica terão espaço e oportunidade de comercializar a produção livre dos venenos e adubos químicos. Isso graças à labuta e dedicação de muita gente envolvida nessa realização, que teve como protagonistas, os agricultores e agricultoras, que deram um importante passo na difusão e resgate da produção, comercialização e consumo de alimentos naturais/agroecológicos.

É possível sim produzir alimentos sem utilizar uma gota de veneno, alimentos limpos, cheios de vida e saúde. E o resultado disso foi a realização e inauguração da feira agroecológica fazendo com que o agricultor seja o ‘contador’ e o protagonista de sua própria história. De produção vegetal até criação animal foram trazidos das comunidades para serem comercializados na feira. No lançamento da feira, os agricultores/as tiveram a oportunidade de expressar suas alegrias e expectativas com a realização desta importante conquista, o poder público municipal e as representações das organizações estaduais ligadas à agricultura familiar, falaram da importância da iniciativa da construção e realização da feira agroecológica, que valoriza os produtos da terra cultivados sob as práticas agroecológicas. Questão essa ampliada e reforçada na fala das diversas representações das entidades da sociedade civil organizada que também deixou sua saudação e mensagem durante a realização da feira.

Durante a feira foi lançado uma edição do Candeeiro, que trouxe três experiências de agricultores/as, que com o acompanhamento da ATER pegaram o trem da agroecologia e hoje tem sua produção limpa de veneno, além de gerar renda pra toda família. Assim como disse Rege, um dos agricultores que teve sua experiência contada no candeeiro: “esse jornalzinho aqui é o resultado do meu esforço, e gora é certificado pra eu mostrar pra outras pessoas a forma que produzo minhas hortaliças: tudo natural”. As outras experiências contadas no Candeeiro apresentaram a história de dona Erací e seus filhos Dênis e Rayane na criação de abelhas sem ferrão, e do jovem casal Carla e Edilson na produção de biscoitos e bolos naturais.

A animação foi garantida com forró ‘levanta poeira’ da banda “Remela de Gato” do CEDASB, que alegrou o ambiente e trouxe as folias de latadas e cantigas de terreiro, cultura própria da realidade do ‘povo roceiro’. Rememorando os tempos das feiras de antigamente, espaço que reunia o povo da cidade e das comunidades rurais, e alí se comprava e vendia, comia e “proziava”, dançava e celebrava as alegrias de encontrar os amigos e amigas. E assim foi a inauguração da feira da agricultura familiar: animada e festejada com júbilo e muita satisfação. (confira esta e outras edições do Candeeiro informativo clicando na aba ‘O Candeeiro’ da página inicial do site)

A caminhada continua, a inauguração da feira de Cordeiros foi um marco e outros momentos como esse virão, graças à causa que acreditamos e lutamos. E por aqui seguimos com nosso trabalho junto aos agricultores e agricultoras das diversas comunidades por onde passamos (atuamos). Agroecologia é vida, é saúde, é geração de renda e resgate das sementes da gente, da cultura e dos costumes dos povos do Semiárido. É a presença do homem e da mulher do campo na construção de uma sociedade justa e igualitária, livre das desigualdades, preconceitos e dos venenos que destroem e matam.

A inauguração da Feira Agroecológica da Agricultura Familiar de Cordeiros foi uma realização da Assistência Técnica e Extensão Rural – ATER (Bahiate/SDR) do CEDASB em parceria com os agricultores/as e com a Secretaria de Agricultura e Prefeitura de Cordeiros-BA.

 

 

Texto e imagens – Comunicação CEDASB