No último dia 24 de novembro 2017, a equipe de Assistência Técnica e Extensão Rural do CEDASB juntamente com o Coordenador do Bahiater, Roque Guimarães estiveram na comunidade de Olho D’Água da Serra no município de Vitória da Conquista para realizar a entrega de DAP’s aos agricultores e agricultoras acompanhadas pela assistência técnica na comunidade. Essa ação foi resultado da renovação de 42 DAPs feitas pelo Bahiater em parceria com o CEDASB. Na ocasião, o coordenador do Bahiater Roque ressaltou a importância dos agricultores manterem a DAP atualizada a fim de garantir acesso às políticas públicas como o PRONAF, o Garantia Safra e a Assistência técnica. Ressaltou também, a importância da assistência técnica oferecida pelo CEDASB, por meio da chamada pública do Governo do estado, que tem apresentado resultados significativos para as comunidades.

O presidente da Associação da comunidade, Adelmário Ribeiro falou da satisfação em receber a visita do coordenador do Bahiater na comunidade, enfatizou a necessidade da continuidade da assistência técnica e relatou que, a assistência técnica que tem sido oferecida pelo CEDASB tem correspondido às expectativas da comunidade, bem como, facilitado o acesso às informações tanto para a melhoria na produção de forma agroecológica, como para o acesso às demais políticas públicas direcionadas aos agricultores.

Para o Técnico em Agropecuária Terêncio Rodrigues e o Engenheiro Agrônomo Washington Moreira, que fazem o acompanhamento das famílias na região, a parceria entre o CEDASB e o Bahiater na renovação e emissão de DAP’s tem fortalecido o trabalho do ATER e viabilizado o acesso dos agricultores às políticas públicas destinadas à agricultura familiar. Para eles, a parceria tem também contribuído para desburocratizar o acesso a DAP, contribuindo com o trabalho da assistência técnica e para facilitando a vida dos agricultores.

Texto e imagens: Equipe de ATER do CEDASB