Dando prosseguimento às diversas atividades de formação para a transição agroecológica e desenvolvimento social comunitário. A ATER/CEDASB realizou no mês de Março 2017, em comunidades assistidas pelo projeto situadas nos municípios de Aracatu e Livramento de Nossa Senhora, oficinas de associativismo e um dia de campo com agricultores e agricultoras das referidas localidades.

A temática principal abordada no Dia de Campo realizado em Tamboril (Aracatu-BA) tratou do cultivo e produção do tomate agroecológico. E reuniu 11 agricultores/as da localidade, que além de trocarem experiência sobre o tema principal, ainda puderam aprender um pouco mais sobre outras práticas que se fundamentam nos princípios da Agroecologia, dentre as quais: curva de nível, compostagem, produção e importância de biofertlizantes e defensivos naturais.

Nas comunidades de Baraúna (Aracatu-BA) e Jatobá (Liv. de N. Senhor-BA) aconteceram oficinas com a temática que trabalhou sobre o Associativismo. As atividades contaram com a participação de 30 agricultores/as em cada oficina. Dentre os quais representantes dos segmentos constitutivos (diretoria e sócios/as) das diversas associações existentes e atuantes em cada localidade. Segundo Daniel, técnico da ATER/CEDASB, “a oficina de associativismo, é de grande importância para as comunidades, principalmente para o fortalecimento da mesma. O curso proporcionou diálogo entre as famílias participantes, fazendo-as descobrir a importância da associação para a comunidade, aproximando as pessoas da localidade e proporcionando o fortalecendo do coletivo”.

O Projeto de ATER AGROECOLÓGICO é uma realização do CEDASB em parceria com a Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (SEAD).

Texto e imagem – equipe de ATER e Comunicação CEDASB.

Dia de Campo na Comunidade de Tamboril – Aracatu-BA

Oficina de Associativismo na Comunidade de Jatobá – Liv. de N. Senhora-BA

Oficina de Associativismo em Barauna – Aracatu-BA