As sementes que jogamos no chão são geradoras de vidas, quando cantamos que, “a semente é vida”, não estamos falando de coisas que dificultam o raciocínio humano. Todos sabem da função das sementes, a importância delas para uma comunidade que tem nas suas sementes uma forma de permanência, de manter o futuro.

Temos inimigo, quem são esses inimigos? Uma ameaça à soberania das sementes DA VIDA, DO AMOR, DA ESPERANÇA, DA PAIXÃO, DOS AVÓS, DA RESISTÊNCIA! “Os semeadores saíram todos para semearem e jogaram suas sementes em terra boa, estas cresceram e deram muitos frutos”. Foi com essa mística que demos inicio nos dias 07 e 08 de Abril, na comunidade de Lagoa Grande em Cândido Sales/ BA, a capacitação em gestão de estoques nos bancos/casas comunitários de sementes do projeto SEMENTES DO SEMIÁRIDO, projeto que é gestado pelo CEDASB/ASA.

A capacitação tem como prioridade e objetivo discutir o processo de formação do banco/casa de sementes e estocagem, garantindo que tenhamos sementes adaptadas com o clima, convivência com o semiárido e que gere segurança alimentar. Nos dois dias de capacitação a comunidade pode debater as várias formas de guardar as sementes, o contexto social e cultural da comunidade, politicas de acesso às sementes tradicionais/crioulas, vídeos sobre as experiências de agricultores/agricultoras, guardiãs/guardiões, das sementes, momento lúdico/dinâmico trabalhando os valores individuais e coletivos, seus objetivos, sonhos em comunhão trazendo a mística da solidariedade, resgate da variedade de sementes que a comunidade tem perdido nos últimos tempos e a forma como a comunidade, através do banco/casa de sementes, irá trabalhar o processo de resgate.

Ao final da capacitação a comunidade escolheu o nome do banco/casa de sementes. FLOR DO SERTÃO foi o nome escolhido pela comunidade, fazendo referências à beleza das flores do nosso sertão que fica mais lindo quando as “chuvaradas” caem.

Por Equipe de comunicação CEDASB

IMG_0009 IMG_0045IMG_0050 IMG_9835IMG_9842 IMG_9907IMG_9929 IMG_9959 IMG_9968 IMG_9989