Aconteceu no dia 22 de setembro uma Ação Social no Povoado de Bela Vista, no município de Belo Campo, Sudoeste Baiano. Tal evento fez parte da parceria da Instituição CEDASB Projeto Bahia Produtiva com a presença do técnico de campo Anderson Amorim com a Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) de Vitória da Conquista, no Dia da Responsabilidade Social das Instituições de Ensino Superior (IES).

O Publico alvo foram os beneficiários do Programa Governamental Bahia Produtiva – BANCO MUNDIAL/Lote 14 – Território Médio Sudoeste, os quais foram comtemplados com ações multidisciplinares executadas por discentes de diversa área, tais como Fisioterapia, Biomedicina, Medicina Veterinária, Odontologia, Psicologia e Enfermagem.

Os serviços ofertados foram tipagem sanguínea, analise de taxa de glicose sistêmica, aferição de pressão, alongamentos para prevenção de lesões, fornecimento de kits Odontológicos, de hipoclorito de sódio para desinfecção de alimentos e, para os animais locais, foram doados rações e bebedouros. Adicionalmente, foram transmitidas orientações sobre as prevenções de problemas bucais, de doenças transmitidas por alimentos, bem-estar animal e prevenção de lesões por Esforços Repetitivos (LER).

Segundo a docente da FTC de Medicina Veterinária, Dra. Pollyana Silva Santos, é muito importante à união do Ensino Superior com a Extensão Rural, “Já trabalhei com serviços de ATER nas Regiões Sul e Extremo Sul da Bahia e sempre quis ter oportunidade de integrar as ações destes dois setores. É muito importante porque proporciona aos beneficiários o acesso aos serviços adicionais que estão disponíveis na IES, enquanto que os discentes têm a oportunidade de viver a experiência da extensão rural, executar as ações da sua área de profissão e o principal, aprender a ter uma atuação mais humanística”.

Segundo Anderson Amorim, Técnico do CEDASB a atividade é de fundamental importância para a comunidade atendida pelo ATER Bahia Produtiva, pois possibilita melhorias e prevenção na saúde dos envolvidos.

Texto e imagens – Anderson Amorim