O Programa de Cisternas voltou e para celebrar o início do P1MC – Programa de Formação e Mobilização Social para Convivência com o Semiárido, Um Milhão de Cisterna Rurais, da Articulação Semiárido Brasileiro, foi realizado nos dias 20 e 21 de dezembro de 2023 a Oficina de Capacitação das Comissões Municipais no Território Sudoeste Baiano.

Diacísio Ribeiro, Movimento dos Pequenos Agricultores

A oficina foi realizada pelo CEDASB, no município de Vitória da Conquista-Ba, e contou com a participação de Pedreiros; Monitores(as) da Oficina de Gerenciamento dos Recursos Hídricos do Programa; representantes do Poder Público, dos Sindicatos dos Trabalhadores e Produtores Rurais, das Associações Comunitárias, Igrejas, Cooperativas e Escolas Famílias Agrícola que compõem as Comissões Municipais em Anagé, Belo Campo, Cândido Sales e Vitória da Conquista.

A programação da atividade contou com apresentações e debates acerca da Análise de Conjuntura, do Conceito de Tecnologia Social e do Controle de qualidade das implementações, do Papel da Comissão Municipal e do Planejamento das próximas etapas que serão realizadas durante a execução do P1MC.

A Capacitação das Comissões Municipais tem o intuito de apresentar o programa, recompor e/ou crias novas comissões municipais, capacitar os membros para a identificação das comunidades e para a seleção das famílias com base nos critérios. Atualmente, os critérios para a seleção das famílias estão mais simplificados. A regra principal é que a família esteja cadastrada no CADÚnico, seguido por alguns critérios de priorização: mulher chefe de família; maior presença de crianças de 0 a 6 na casa; maior presença de crianças de 7 a 14 que esteja frequentando a escola; maior presença de idosos na família; e presença de pessoas com deficiência.

Getúlio Tigre, Coord. do P1MC no Cedasb.

O Cedasb está executado o P1MC nos municípios de Anagé, Belo Campo, Cândido Sales e Vitória da Conquista. Esse programa envolve a mobilização e formação das famílias para a convivência com o semiárido, ao mesmo tempo que promove a construção de 588 cisternas de 16.000 litros para o consumo humano. Em cada município será construída 147 cisternas que visam atender a uma necessidade básica das famílias que residem nas áreas rurais, através do armazenamento da água da chuva em cisternas construídas com placas de cimento ao lado de cada casa.

O P1MC – Programa de Formação e Mobilização Social para Convivência com o Semiárido, Um Milhão de Cisterna Rurais é uma política pública que nasceu a partir das experiências de Organizações da Sociedade Civil. Unificando essas experiências a AP1MC, entidade Jurídica com larga experiência e vinculada a Articulação Semiárido Brasileiro – ASA, vem executando o Programa de forma descentralizada, com organizações sociais com experiência comprovada, tendo como principal financiador o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome do Governo Federal.

 

Texto

Jacqueline Viana - Bióloga e Comunicadora Popular do Cedasb

 

 

Primeiro dia da Capacitação das Comissões Municipais – 20.12.2023

 

 

 

Segundo dia da Capacitação das Comissões Municipais – 21.12.2023