O Centro de Convivência e Desenvolvimento Agroecológico do Sudoeste da Bahia está executando os Núcleos CA.42 e CA.44 da Chamada Pública de ATER SDR/BAHIATER Nº 001/2022 – ATER BIOMAS BAIANOS. Através do projeto nossa equipe técnica irá prestar assistência técnica e extensão rural a 1.080 famílias agricultoras rurais em nove municípios, do Território de Identidade Sudoeste Baiano, que se caracterizam pela predominância do Bioma Caatinga.

Como parte das ações previstas, o Cedasb concluiu as Reuniões de Articulação de Parceiros referentes ao Núcleo CA.42 nos municípios de Condeúba, Cordeiros, Piripá, Presidente Jânio Quadros e Tremedal. Durante a atividade foi apresentado o CEDASB, enquanto instituição responsável pela execução dos serviços de ATER; a equipe técnica que irá atuar nos municípios; os objetivos do projeto; as atividades previstas; o público alvo e as condicionantes de participação; a proposta metodológica e a prospecção de resultados no final da execução do Projeto.

Além disso, foram realizados acordos de ações e serviços para o bom desenvolvimento das atividades de ATER e para o fortalecimento da agricultura familiar com os parceiros presentes. Entre parcerias firmadas estão a facilitação do acesso às políticas públicas e aos Programas PAB e PNAE; o auxílio para a emissão e renovação do CAF e Garantia Safra; apoio no cadastramento e atualização do Bolsa Família, Cad. Único e NIS; disponibilização dos profissionais que atuam nas secretarias municipais, entre outros.

 

ARTICULAÇÃO DE PARCEIROS NO MUNICÍPIO DE CONDEÚBA-BA

A Reunião de Articulação de Parceiros no município de Condeúba-Ba contou com a participação de Roque Guimarães, Coord. do SETAF/Bahiater no Território Sudoeste; de Lucidalva Oliveira, do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (SINTRAF); de Sérgio Rocha, da Secretaria de Agricultura; do Banco do Nordeste através do agente de crédito do AGROAMIGO, Dimailson Ribeiro; da Central de Associações, através de Vanda Vieira; de Juari Nascimento, Escola do Campo; dos representantes da Câmara de Vereadores Valdilene Cruz, Lucas Porto e Geórgia Ferreira; e dos representantes das diversas Comunidades Rurais do município.

 

 

ARTICULAÇÃO DE PARCEIROS NO MUNICÍPIO DE CORDEIROS-BA

No município de Cordeiro-Ba, a Reunião de Articulação de Parceiros contou com a participação do Prefeito Delci Alves; da Sec. de Agricultura, através de Maria do Carmo Marinho e Zuleide Oliveira; de Grace Kelly Vieira e Elizabete Alves, da Sec. de Assistência Social; Marinês Nascimento, da Sec. de Educação; Luana Lobo, Sec. de Saúde; Conceição Aparecida Santos e Adevaldo Oliveira, da Central de Associações; Mildailza Figueredo, Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável; Silvina Silva, do Clube de Mães; dos representantes da Câmara de Vereadores, Fabiano Sousa e Daniela Oliveira; dos Presidentes das Comunidades Rurais do município; e do Coord. do SETAF/Bahiater no Território Sudoeste, Roque Guimarães.

 

 

ARTICULAÇÃO DE PARCEIROS NO MUNICÍPIO DE PIRIPÁ-BA

Participaram da Reunião de Articulação de Parceiros no município de Piripá-Ba os(as) Presidentes(as) da Associações Comunitárias Rurais do município; o Vice-Prefeito Cristiano Silva; o Coord. de Meio Ambiente, William Dias; Denilson Moura, da Central de Associações; Maria Aparecida Brandão e Sivaldo Reis, da Secretária de Agricultura; Suely Viana, representando a COODECANA; Leolino Rocha, do Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável (CMDS) e Sindicato dos Trabalhadores Rurais; e Luiz Américo, representando a Câmara de Vereadores.

 

 

ARTICULAÇÃO DE PARCEIROS NO MUNICÍPIO DE PRESIDENTE JÂNIO QUADROS-BA

No município de Presidente Jânio Quadros-Ba a Reunião de Articulação de Parceiros contou com a participação de Roque Guimarães, Coord. do SETAF/Bahiater no Território Sudoeste; Fabiano Oliveira e Nita Aline Silva, da Secretaria de Agricultura; Uilta Novais e Amanda Batista, da Secretaria de Educação; David Alan Rocha, Almerinda Pereira e Maria de Fatima Melo, da COOMFAR; Raqueline Farias, representando o Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA); e de representantes das Comunidades Rurais do município.

 

 

ARTICULAÇÃO DE PARCEIROS NO MUNICÍPIO DE TREMEDAL-BA

A Reunião de Articulação de Parceiros no município de Tremedal-Ba contou com a participação de Roque Guimarães, Coord. do SETAF/Bahiater no Território Sudoeste; de Hélio Oliveira, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR); de Izaque Queiroz, da Secretaria de Agricultura; do Banco do Nordeste através do agente de crédito do AGROAMIGO, Marcos Vinicius Bilac; de Cassia Oliveira, Angélica Silva, Ilene Albuquerque, Daiana Ferraz e Estelina Ferreira, da Central de Associações; dos representantes das Comunidades Rurais do município; de Marildes Costa, do Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável (CMDS); e de Rafael Alves, do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA).

 

 

Equipe Técnica:

Helena Paula – Engª Agronoma e Coord de Campo

Viviane Sampaio – Comunicadora Popular

Amanda Lopes – Técnica em Agropecuária

Getúlio Tigre – Técnico em Agroecologia

Rosivania Vieira  – Técnica em Agropecuária

Mariane Rocha – Técnica em Agropecuária

Anedino Prates – Técnico em Agropecuária

Andersson Alves – Técnico em Agropecuária

 

 

Texto: Jacqueline Viana - Comunicadora Popular do Cedasb