O Cedasb concluiu as Reuniões de Articulação de Parceiros referentes ao Núcleo CA.44, como parte das ações a serem realizadas pela instituição no âmbito da Chamada Pública de ATER SDR/BAHIATER Nº 001/2022 – ATER BIOMAS BAIANOS.

A equipe técnica do Cedasb que atua no Núcleo CA.44, através do Projeto ATER Biomas, irá prestar assessoria técnica e extensão rural aos agricultores e agricultoras familiares nos municípios de Poções, Caetanos, Aracatu e Caraíbas.

As Reunião de Articulação de Parceiros que aconteceram nos municípios tiveram como objetivo apresentar o CEDASB, enquanto instituição responsável pela execução dos serviços de ATER, e a equipe técnica que irá atuar nos municípios. Além disso, foram apresentados os objetivos do projeto, as atividades previstas, o público alvo e as condicionantes de participação, a proposta metodológica e a prospecção de resultados no final da execução do Projeto.

Durante as reuniões foram realizados acordos de ações e serviços para o bom desenvolvimento das atividades de ATER e para o fortalecimento da agricultura familiar com os parceiros presentes. Entre parcerias firmadas, estão a facilitação do acesso às políticas públicas e aos Programas PAA e PNAE; o auxílio para a emissão e renovação do CAF e Garantia Safra; apoio no cadastramento e atualização do Bolsa Família, Cad. Único e NIS; disponibilização dos profissionais que atuam nas secretarias municipais, entre outros.

ARTICULAÇÃO DE PARCEIROS NO MUNICÍPIO DE POÇÕES-BA

A Reunião de Articulação de Parceiros no município de Poções-Ba foi marcada pela presença de vários Presidentes das Associações de Comunidades Rurais do município e pela expressiva participação dos membros do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares através da Presidenta, Mônica de Jesus; do Téc. em Agropecuária, Eduardo Barbosa; e dos colaboradores Alvina Pereira, Elisabete da Penha e Gideval Rocha.

Estiveram presentes também o Secretário de Agricultura, Jaimilson Moreira e o Eng Agrônomo João Henrique; Jose Gonçalves, Comissão Executiva do Município; e Jaziel Martins, da Sec. de Desenvolvimento Social.

 

 

ARTICULAÇÃO DE PARCEIROS NO MUNICÍPIO DE CAETANOS-BA

No município de Caetanos a reunião de Articulação de Parceiros contou também com a participação dos Presidentes de diversas Associações Comunitárias locais; do Secretário de Agricultura, Irondes Vieira; da Secretária de Assistência Social, Ivone Damacena; da Presidenta do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Maria José Nunes; e de Lafaete Alves, do Sintraf (Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar).

 

 

ARTICULAÇÃO DE PARCEIROS NO MUNICÍPIO DE ARACATU-BA

No município de Aracatu-Ba, a Reunião de Articulação de Parceiros contou com a participação de Robério Aires e Juliana Aires Marias, da Secretaria Municipal de Agricultura; Bruno Costa, da Associação de Mergulhão; Antônio Neto, da Rádio Comunitária Sol Nascente; Aline Silva, do Centro Comunitário; Rubenalva Lina, da Associação de Jacaré; e Eva Novais, da Associação da Passagem do Lajedo.

 

 

ARTICULAÇÃO DE PARCEIROS NO MUNICÍPIO DE CARAÍBAS-BA

No município de Caraíbas-Ba, a Reunião de Articulação de Parceiros contou com a participação de Valmir Souza e Maria Deide Patez, do SINTRAF; Adenilson Santos, da Associação de Extrema;  Genival de Lima e Vagner Pereira, da Associação Santa Maria; Adriano Dutra, da Associação de Maxixe; Paulo Fernandes, da Secretaria Municipal de Agricultura; e Aulenicio Patez, da Associação do Laurêncio.

 

 

Equipe Técnica:

Washington Moreira – Engº Agronomo e Coordenador de Campo

Leandra da Silva – Economista, Pedadoga e Comunicadora Popular

Anacizio Xavier – Técnico em Agroecologia

Iollanda de Souza – Técnica em Agroecologia

Alane Brito – Técnica em Agropecuária

Jonas Lacerda – Técnico em Agroecologia

Manoel Costa – Técnico em Agropecuária

 

 

Texto: Jacqueline Viana e Leandra da Silva