Avaliação Final das Atividades de ATER Bahiater chamada 50/2015 Lote 39.

Com o objetivo de identificar quais os principais avanços, obstáculos e resultados durante a execução do projeto de assistência técnica e extensão rural, ao longo dos três anos de execução, o CEDASB realizou a Avaliação Final das Atividades de ATER Bahiater da Chamada 50/2015 do Lote 39, no município de Cordeiros/BA.

A avaliação contou com a participação de representantes do Diretoria Institucional do CEDASB, de todos técnicos/as integrantes da equipe de ATER do CEDASB, de agricultores/as acompanhados/as pela Assistência Técnica do CEDASB nos municípios de Cordeiros, Piripá e Vitória da Conquista, e de representantes das entidades parceiras: Comissão Pastoral da Terra, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Cordeiros, Câmara de Vereadores de Cordeiros, Prefeitura Municipal de Cordeiros, Secretarias de Agricultura e Assistência Social de Cordeiros, Central de Associações de Cordeiros, COODECANA (Cooperativa de Produtores dos Derivados de Cana de Açúcar da Região do Rio Gavião), CAR (Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional), SETAF (Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar).

Roque Guimarães, Coordenador do SETAF do Território Sudoeste.

Durante a atividade foi possível avaliar as ações do projeto ATER Bahiater/CEDASB nas comunidades atendidas. Os/as agricultores/as destacaram algumas experiências exitosas como as tecnológicas sociais de produção do biogás, biogeo, implantação de minhocários, e a reutilização da água cinza pelo sistema do bioágua.

Falaram a respeito da melhoria dos plantios de hortaliças com manejo agroecológico; utilização de material vegetal disponível na propriedade, para fazer cobertura do solo e produção de compostos orgânicos; plantios em consórcio; diminuição das queimadas e, melhoria da qualidade dos solos. Ressaltaram também, a importância do acesso à informação por parte das famílias com relação aos agrotóxicos, bem como, a diminuição do uso nas lavouras, após o início do trabalho de ATER no município.  

Agricultores(as) e Técnicos de ATER do CEDASB dos Município de Vitória da Conquista, Cordeiros e Piripá.

Os/as agricultores/as também relataram sobre as trocas de experiências que aconteceram durante os intercâmbios e dias de campo, nos quais puderam conhecer tecnologias inovadoras que já foram ou estão sendo implantadas em suas UPFs. Houve também, em algumas comunidades, implementação de bancos de sementes; introdução da criação de abelhas sem ferrão, de forma racional e agroecológica; aumento dos plantios de palma adensada; e produção de peças de artesanato. Além disso, nos municípios de Piripá e Cordeiros houve a implementação da Feira Agroecológica, um sonho realizado para os/as agricultores/as.

Os/as agricultores/as avaliaram que o trabalho realizado pelo ATER foi de suma importância para orientar as famílias na produção e no acesso às políticas públicas, além de ser uma injeção de ânimo para as comunidades. Ressaltaram também o aumento do ganho financeiro das famílias; melhor utilização dos recursos do PRONAF que potencializaram a criação de aves, suínos, bovinos, e produção agrícola.

Técnicos de ATER do CEDASB dos Município de Vitória da Conquista, Cordeiros e Piripá.

Dessa forma, diante de tudo o que foi ressaltado pelos/as agricultores/as e pelos parceiros, os avanços e resultados não foram maiores por conta das condições individuais das famílias atendidas, dadas as dificuldades quanto ao acesso à terra, ao crédito, e à água, que inviabilizam a aplicação de muitos conhecimentos compartilhados ao longo do projeto. Ademais, a atuação do ATER Bahiater/CEDASB nos municípios de Vitória da Conquista, Cordeiros e Piripá, ampliou significativamente os conhecimentos e inovações tecnológicas nas comunidades atendidas.

Como disse Edilson Dutra, agricultor da Comunidade Farinha Molhada, município de Vitória da Conquista: “O ATER veio ajudar a melhorar a nossa produção, o nosso rebanho e a investir na propriedade, melhorando a questão da produção de forragem para os animais, cuidado das nossas áreas de reserva, coisas que a gente nem sabia como proceder”.

A jovem Uinne de Abreu da comunidade Água Branca, Município de Cordeiros, também falou “Esperamos que o Governo do Estado dê continuidade a esse projeto, que muito beneficiou os agricultores e principalmente nós jovens do campo”.

Beneficiários, Técnicos e Parceiros na Avaliação Final das Atividades de ATER Bahiater.