Nesse segundo trimestre de 2021, o Centro de Convivência e Desenvolvimento Agroecológico do Sudoeste da Bahia (Cedasb) encerrou as atividades de campo em duas associações da cadeia produtiva da caprinovinocultura fortalecendo a comercialização cooperada e apresentando a formalização de uma parceria com a Cooperativa UNIAGRO, de Manoel Vitorino, e a FRIGBAHIA, de Pintadas.

As atividades aconteceram junto a Associação Comunitária dos Produtores Rurais do Lameiro, no município de Mirante; e junto a Associação Comunitária Rural Unidos, no município de Caetanos, ambos na Bahia.

Ao longo dos três anos a equipe de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) assessorou as duas associações nos projetos de acesso ao mercado para a cadeia produtiva de caprinos e ovinos. O CEDASB executou diversas atividades com o objetivo de buscar melhores condições para os criadores com foco na conquista de mercados; diminuição de custos; e aumento da produtividade, com maior autonomia dos criadores. Para isso foram trabalhadas técnicas para a melhoria do manejo sanitário; progressivo uso da alimentação balanceada, produzida pelos próprios criadores; e aumento da qualidade genética dos animais.

Este trabalho foi possível devido ao Projeto Bahia Produtiva da CAR/SDR que além de financiar os investimentos e a ATER, também promoveu capacitações com a equipe técnica voltadas ao incentivo da comercialização de forma cooperada.

Nessa caminhada, destaca-se a parceria firmada com o professor Jurandir Cruz, coordenador do PROCRIAR/UESB, que junto com o Cedasb promoveu eventos no setor da caprinovinocultura para capacitar os criadores sobre “Sanidade de Ovinos e Caprinos”, deixando as portas abertas para realização dos exames OPG, além de compartilhar todo o seu conhecimento com a equipe sempre que necessário.

Outro parceiro importante nessa trajetória foi o criador Esdras Braga da Fazenda Cabanha Desafio, que recebeu os(as) criadores(as) em sua propriedade para um intercâmbio e até hoje é lembrando por sua experiência e por doar algumas mudas do capim BRS Capiaçu, que foram plantadas e multiplicadas nas unidades produtivas das famílias atendidas pela equipe do Cedasb.

Houve ainda a contribuição de Carina Cenzimbra, Agrônoma e Especialista em Caprinos e Ovinos da CAR/SDR; e de Maria do Rosário, Assistente Territorial da CAR, que juntas movimentaram com os consultores, ACR e dirigentes das associações, o plano de negócios para que essas famílias recebessem a infraestrutura, equipamentos, matrizes e reprodutores com excelente qualidade genética.

O ACR Henrique Nunes Gomes, afirma que o projeto Bahia Produtiva trouxe bastante melhoria para as famílias beneficiadas na comunidade do Estreito, município de Caetanos. Melhoria na infraestrutura, com a implantação de todos os itens do projeto e na parte técnica, com todo o conhecimento da equipe de ATER, destacando para a higienização das instalações, vermifugação e vacinação dos caprinos e ovinos e o plantio de palma adensada e consorciada, que permitiu produzir mais em pequenos espaços.

A todos os(as) profissionais que com o CEDASB, levaram conhecimento e experiência para fortalecer a cadeia produtiva da caprinovinocultura na região.

GRATIDÃO!

 

Fotos da visita técnica com a Associação Comunitária dos Produtores Rurais do Lameiro, no município de Mirante-Ba

 

 

Fotos da visita técnica com a Associação Comunitária Rural Unidos, no município de Caetanos-Ba

 

Texto: Milena Mendes, Coordenadora de Campo do Projeto Bahia Produtiva
Revisão: Jacqueline Viana, Comunicação CEDASB
Imagens: Renato Evangelista, Comunicação CEDASB