A inauguração de uma Feira Agroecológica é a realização de um sonho para muitos (as) agricultores (as) familiares, e foi assim que aconteceu para os agricultores (as) atendidos (as) pelo CEDASB através do projeto ATER/BAHIATER no município de Piripá/BA.

No dia 27 de julho de 2018, semana em que se comemorou o dia Nacional do Agricultor (a) Familiar e que convergiu com o aniversário de emancipação político-administrativa de Piripá, o município ganhou de presente a inauguração da Feira Agroecológica que contou com a participação dos (as) agricultores (as) acompanhados pela Assistência Técnica do CEDASB  que produzem alimentos de forma agroecológica e diversos parceiros no município.

A concretização deste sonho se tornou possível a partir da articulação e parceria entre os Agricultores Familiares, o CEDASB, a Secretaria Municipal de Agricultura, Câmara de Vereadores e organizações da Sociedade Civil no município como: COODECANA, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e a Rede Gavião.

Durante a inauguração da feira agroecológica, famílias inteiras puderam participar e ter uma relação direta com seus fregueses comercializando grande variedade de alimentos, tanto in natura quanto beneficiados, por um preço justo. A agricultora e feirante agroecológica Custódia Almeida, falou sobre a importância da Feira agroecológica para o Município “Essa feira é importante para a população porque tudo que nós trazemos são produtos que a gente sabe de onde está vindo, e são produzidos sem agrotóxicos e sem veneno nenhum. Então é coisa boa para nossa saúde”. O evento foi marcado também, pela valorização da cultura popular e contou com a presença de artistas locais que fizeram a animação de feirantes e consumidores.

Nós do CEDASB acreditamos que a constituição de Feiras Agroecológicas é um passo importante para conquista da autonomia das famílias acompanhadas pela assistência técnica, além de proporcionar àqueles consumidores que não têm como produzir o acesso a uma alimentação de qualidade, sem veneno e de boa procedência.

Texto e Imagens: Equipe Técnica ATER/CEDASB Bahiater