A Caravana Parceria Mais Forte Juntos para Alimentar a Bahia no Território Sudoeste Baiano aconteceu nesta quarta-feira, 08 de junho, no município de Vitória da Conquista, com o objetivo de apresentar à sociedade baiana as ações que vem sendo executadas pelo Governo do Estado para a agricultura familiar.

Estiveram presentes agricultores/as, prefeitos/as e vereadores/as dos diversos municípios que compõem o Território Sudoeste; os/as Secretários/as Municipais de Agricultura e as equipes técnicas; Representantes dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais; Membros das Associações Comunitárias Rurais, Colegiados Territoriais e Cooperativas; Líderes dos Movimentos Sociais (MST, MPA, MTD); Representantes dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento Sustentável (CMDS); Membros das Organizações Sociais executoras do serviço de assistência técnica e extensão rural (ATER) (Cedasb, Cootraf, Coopersuba); entre outros.

O Centro de Convivência e Desenvolvimento Agroecológico do Sudoeste da Bahia – Cedasb esteve presente para fortalecer as parcerias firmadas e estimular as políticas públicas que geram desenvolvimento para o território.

Participaram da mesa para exposição do balanço dos projetos, programas e ações da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) o Secretário de Desenvolvimento Rural da Bahia, Jeandro Ribeiro; Lanns Almeida, Superintendente da Bahiater (Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural); Ivan Fontes, representando a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR); Claudia Campos, Chefa de gabinete da Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA); Luís Paulo Santos, Sec. de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Vitória da Conquista, representando a Prefª. Sheila Lemos; o Dep. Federal Waldenor Pereira; o Dep. Estadual Zé Raimundo; Jozimar Basoni, Coord. do Colegiado Territorial do Sudoeste e Presidente do Cedasb; e Regina Dantas, Presidenta da UNICAFES.

Jeandro Ribeiro, Secretário de Desenvolvimento Rural, comentou sobre a importância da parceria firmada com o Cedasb no Território Sudoeste. “O Cedasb é um parceiro incondicional da agricultura familiar e consequentemente do Governo do Estado da Bahia e da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). Um trabalho que nos 16 anos foi firmado de forma ordeira e compartilhada em prol de um objetivo único que é o desenvolvimento da agricultura familiar e dos povos de comunidades tradicionais.”  

“A Caravana é um momento importante. A SDR está rodando todos os 27 territórios e hoje a gente chega no Sudoeste Baiano mostrando todos os investimentos que somam 2,9 bilhões de reais. São 15 anos e 5 meses de governo e a gente quer muito mais porque tem muito mais a ser feito pela Bahia e por essa grande indústria que é a agricultura familiar, que movimenta os municípios, que movimenta os interiores, que movimenta os distritos, assentamentos, quilombos, aldeias mas principalmente que traz dignidade para o homem e a mulher do campo. Esse momento é importante também porque é um momento de escuta, dialético e transparente para que a gente faça todo esse processo de aprimoramento e construa uma ruralidade ainda mais forte para os próximos anos que virão.”, declarou Lanns Almeida, Superintendente da Bahiater.

A caravana está percorrendo os 27 territórios de identidade da Bahia e é uma iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) através do Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (SETAF).

 

Texto: Jacqueline Viana - Comunicadora Popular do Cedasb
Imagens: Colaboradores Cedasb