O Centro de Convivência e Desenvolvimento Agroecológico do Sudoeste da Bahia (CEDASB) participou da oficina do Plano Estadual de Formação dos Agentes de Assistência Técnica e Extensão Rural (FORMATER), por meio da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), seguindo um Cronograma de Ações de Formação do Eixo I – Metodologias Inovadoras em Atividades de ATER, que aconteceu nos dias 12 a 14 de dezembro, no município de Vitória da Conquista.

Além dos técnicos dos Lotes 39/Bahiater e do Lote 14/Bahia Produtiva do Cedasb, estiveram presentes técnicos dos SETAF, Jovens do Primeiro Emprego, entidades executoras de Ater dos Territórios Sudoeste Baiano, Médio Sudoeste e Médio Rio de Contas. Com a presença das três modalidades de ATER: a direta, ofertada pelos técnicos da superintendência nos territórios; a indireta, com entidades selecionadas por meio de chamada pública (CEDASB, COOPERSUBA E CESAB); e Mais ATER, em parceria com as prefeituras municipais.

O momento foi ministrado pelos os facilitadores do Bahiater, Marilene, Célia e Mozar. A capacitação teórica abordou temas sobre a importância da formação de agentes de ATER, metodologias participativas, pedagogia da aprendizagem, ferramentas facilitadoras, dentre outros.

A prática ocorreu na comunidade da Lixa, no município de Vitória da Conquista, onde foi aplicada a Oficina DRP (Diagnóstico Rápido Participativo), contando com a presença da comunidade, dentre homens, mulheres e jovens, onde o Coordenador do SETAF/Bahiater Roque Guimarães, firmou compromisso com a comunidade para a continuidade do trabalho, destacou “Que o trabalho deve ser conjunto para a melhoria e o aumento da disponibilidade das políticas públicas”. “Apesar de ser apenas um momento de treinamento para os técnicos, agradecemos a presença de vocês na nossa comunidade, que muito necessita de um olhar diferente”, finalizou Ermita, Presidente da Associação da Lixa.

Texto – Helena Paula- CEDASB     Imagens – Arquivo CEDASB