Nos dias 30 e 31 de julho, os companheiros Climério Vale, Silmara Bitencourt e Renato Evangelista estiveram presentes junto a outras organizações da sociedade civil, gestores municipais e estaduais, cooperativas, lideranças e no 1º Seminário do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional na Bahia (SISAN), que aconteceu em Feira de Santana e foi promovido pelo Programa Bahia Sem Fome.

Este evento teve como principal objetivo debater sobre o Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional na Bahia a fim de fortalecê-lo. Também teve como objetivo capacitar gestores públicos e da sociedade civil na implementação do sistema, fortalecer tanto o SISAN, como o programa Bahia Sem Fome no estado. Durante o evento houve o lançamento do 3º Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (PLANSAN), ferramenta importante do SISAN que vai orientar as ações do estado no combate à fome na Bahia nos próximos anos.

Silmara Bitencourt representando o CEDASB enquanto Conselheira Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional

 

Silmara Bitencourt participou deste seminário representando o CEDASB enquanto Conselheira Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, conselho importante na luta pelo combate à fome na Bahia e que atuou no processo de construção e aprovação do 3° PLANSAN.

Durante o Seminário Silmara contribuiu juntamente com outros representantes do CONSEA/BA na condução da oficina que teve como tema o controle social do SISAN nos municípios e o funcionamento dos conselhos. Os objetivos da oficina centraram na sensibilização dos participantes a respeito do papel do SISAN e, especialmente, dos conselhos municipais para a construção das políticas de segurança alimentar e nutricional. Como ressaltou Naidison Baptista, coordenador executivo da ASA Bahia, “A gente tem que tomar conta do espaço da sociedade civil nos municípios em relação a esses conselhos [CONSEA]”.

Este seminário teve um sabor especial por ter acontecido em um momento histórico para o Brasil, a mesma semana em que o relatório O Estado da Segurança Alimentar e Nutricional no Mundo 2025, publicado durante a 2ª Cúpula de Sistemas Alimentares da ONU, anunciou a saída do Brasil do Mapa da Fome.

Seguimos juntos e firmes no combate à fome!

🎶Climério e Renato, do Cedasb, com João Aparecido, da Asamil, e o poeta Agnaldo Rocha cantaram e fizeram deste momento uma grande celebração.