Na última semana, durante a participação no Encontro Nacional de Sementes do Semiárido realizado pela Articulação Semiárido Brasileiro – ASA em Maceió/AL, o Centro de Convivência e Desenvolvimento Agroecológico do Sudoeste da Bahia (CEDASB) lançou a última edição do Boletim Informativo ‘O Candeeiro’ juntamente com um Banner, instrumentos de comunicação popular que têm como objetivo transmitir a voz de agricultores/as do Semiárido brasileiro com relatos de suas experiências e vivências na labuta de conviver com a estiagem.

A experiência divulgada no Encontro é protagonizada pela agricultora e guardiã da agrobiodiversidade no Banco de Sementes Crioulas Quatro Lagoas e Candial, Rosineide Souza Ribeiro, conhecida e chamada carinhosamente de Rosa.

Durante o lançamento, Rosa falou sobre o seu despertar e florescer como guardiã de sementes que ocorreu após a chegada do Projeto Sementes do Semiárido, criado pela ASA e implementado em sua comunidade no ano de 2015 através do CEDASB. A execução do projeto alimentou o processo de despertar das famílias agricultoras para a importância das sementes crioulas. E desde então, juntas, as mulheres agricultoras e guardiãs de Maracás estão trilhando uma bela caminhada semeando pelo Semiárido afora. Um aspecto de grande destaque na experiência está evidenciado em como Rosa mudou a sua relação com as sementes crioulas e como isso foi importante para consolidar esse novo jeito de enxergar a vida e lutar por espaço na sociedade como mulher e agricultora.

O boletim informativo O Candeeiro que conta a experiência de Rosa e a emancipação feminina das mulheres em Maracás pode ser lido AQUI