Com o objetivo de estimular hábitos alimentares mais diversificado e nutritivo nas comunidades rurais, o Centro de Convivência e Desenvolvimento Agroecológico do Sudoeste da Bahia (Cedasb) realizou, entre os dias 26 e 28 de janeiro, Oficinas sobre Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) com a Nutricionista Veranúbia Mascarenhas, da VP Nutrição Funcional.

As oficinas foram realizadas na Comunidade Bela Vista e Casa Nova, município de Belo Campo; na Comunidade Timorante, município de Nova Canaã; e na Comunidade Bengo, município de Bom Jesus da Serra; e fazem parte do Plano de Ação de Segurança Alimentar e Nutricional do Projeto Bahia Produtiva. Participaram da oficina na Comunidade Bengo o Vereador Everaldo Mendonça, o Sec. de Agricultura Everaldo Andrade, e o presidente do PT no município Leoman Couto.

Nas oficinas a nutricionista dialogou com as agricultoras e os agricultores sobre a correlação da alimentação com a saúde e sobre a importância do valor nutricional dos alimentos que são consumidos no dia a dia. Além disso, os participantes foram incentivados a realizar o uso integral dos alimentos e a valorizar a biodiversidade local, ficando evidente que apesar da grande diversidade de alimentos que existem a maioria das pessoas acabam consumindo as mesmas coisas todos os dias.

Durante as atividades foram realizadas visitas nos quintais produtivos, de alguns beneficiários do projeto, sendo possível identificar no campo alimentos bons nutricionalmente que eram negligenciados pelas famílias, como também algumas plantas e flores alimentícias que as agricultoras e os agricultores não sabiam que eram comestíveis.

Em todas as comunidades, onde foram ministradas as oficinas, muitos(as) agricultores(as) afirmaram que já consumiram algumas plantas alimentícias não convencionais em algum momento da vida, entretanto, correlacionam o consumo desses alimentos com a escassez que viviam na época.

As atividades sobre SAN têm desempenhado um papel muito importante nas comunidades rurais, pois, além de informar acabam estimulando os(as) agricultores(as) a introduzirem os bons alimentos na dieta e a ressignificar esses alimentos.

A agricultora Berlamina Vieira de Deus, moradora da Comunidade Bela Vista, deu o seguinte depoimento sobre sua experiência durante as atividades: “Para mim esse projeto contribuiu para o conhecimento sobre a importância dos produtos naturais, pois, nós não tinhamos o hábito de utilizar na alimentação e com esse projeto tivemos a oportunidade de aprender e dar mais valor a riqueza que temos dos nossos alimentos naturais. Então, pra mim foi uma maravilha! A gente optava pelos produtos industrializados que não tinham um valor tão nutritivo quanto o dos produtos que hoje é produzido aqui no nosso quintal.”

Sobre o papel do Agente Comunitário Rural (ACR) como multiplicador das ações de SAN na comunidade, Fabiano Brito que atua na Comunidade Timorante em Nova Canaã relata que: “Como ACR busquei introduzir algumas variedades de PANC que não tínhamos na comunidade como o peixinho, a ora-pro-nobis e o manjericão. Além disso, depois das capacitações do CEDASB, reforcei ainda mais sobre a importância de consumirmos os alimentos que já tínhamos aqui e não dávamos tanta importância como o almeirão, a taioba, e o coração da banana por exemplo. Esses alimentos estão fazendo sucesso na alimentação das famílias que já conseguiram multiplicar e começaram a consumir.”

O ACR Ronei Almeida Moreno, da Associação dos Produtores do Bengo no Município de Bom Jesus da Serra-Ba, também comentou que para ele as ações sobre SAN e o projeto contribuíram muito para a vida pessoal e profissional: “Houveram grandes mudanças na alimentação da minha família com a chegada desse projeto. Nas visitas técnicas individuais e coletivas venho abordando sempre sobre a importância de uma alimentação adequada e saudável depois das ações do plano de Segurança Alimentar e Nutricional. Como ACR incentivo o resgate das tradições culturais, a multiplicação nos quintais, e o melhor aproveitamento dos alimentos. Com isso, conseguimos uma grande redução de desperdício.”

“As atividades em campo sobre Segurança Alimentar e Nutricional do projeto Bahia Produtiva vieram para fortalecer a discussão e movimentação que o CEDASB já vinha promovendo com a multiplicação de sementes crioulas, de PANC e da valorização da agrobiodiversidade local no trajeto da sua caminhada com a Assistência Técnica e Extensão Rural, trazendo um olhar cada vez mais presente para a comida de verdade!”, concluiu a Engª Agrônoma e Coord. de Campo do Projeto Bahia Produtiva no Cedasb, Milena Mendes.

As ações sobre Segurança Alimentar e Nutricional fazem parte do Bahia Produtiva, Projeto do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado da Bahia, executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), com recursos provenientes de acordo de empréstimo com o Banco Mundial.

 

COMUNIDADE BELA VISTA, BELO CAMPO/BA

 

COMUNIDADE TIMORANTE, NOVA CANAÃ/BA

 

COMUNIDADE BENGO, BOM JESUS DA SERRA/BA

 

 

Texto: Jacqueline Viana
Imagens: Jacqueline Viana e Milena Mendes