“Educação do campo é direito e não esmola ! ! !”
A cisterna como elemento pedagógico educativo, é para além desta, o processo de contextualização da educação na perspectiva da convivência com o Semiárido. Eis a questão-chave destrinchada durante a primeira capacitação em Gerenciamento de Recursos Hídricos Escolar (GRHE) e do Iº Módulo em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido do projeto Cisternas nas Escolas executado pelo CEDASB. As atividades foram realizadas em Mirante-BA, na segunda quinzena do mês de Julho de 2017, reunindo professores/as, merendeiras, gestores/as escolares, auxiliares, porteiros e lideranças comunitárias dos dois municípios supracitados.
GRHE
É a formação em que se objetiva discutir sobre os cuidados com as cisternas, sua importância para a escola, e para a garantia de uma alimentação saudável às crianças, mas também, objetiva inserir as(os) merendeiras, porteiros, zeladoras(es) na discussão acerca da necessidade de construirmos um novo olhar para o semiárido, e consequentemente para a escola. Contextualizar para conviver, para se alimentar, para valorizar as conquistas alcançadas, e para identificar as demandas que ainda emanam do cotidiano comunitário e escolar.
OFICINA
O 1º Módulo da Oficina em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido reuniu professores/as e gestores/as das diversas escolas envolvidas no projeto em um verdadeiro momento de “ensinagem”, isto é, de ‘ensino-aprendizagem’ entre os participantes. Conhecer sobre as políticas públicas de convivência com o semiárido, a luta por uma educação do/para o campo e contextualizada, bem como, as leis e decretos que regem a comunidade escolar do campo, as fraquezas e fortalezadas das comunidades escolares, a cisterna como elemento pedagógico e instrumento gerador de vida e saúde foram alguns dos principais temas trabalhados e refletidos durante a realização dessa formação. A dinâmica utilizada para se trabalhar e aprofundar os assuntos acima citados teve o intuito de promover a apropriação da realidade na vertente da educação contextualizada para convivência com o semiárido, uma vez que a mesma é pouco debatida e difundida no cotidiano escolar das escolas do campo, assim como expressou o professor Edivan, da comunidade Segredo de Bom Jesus da Serra: “É esse o exemplo que precisamos disseminar em nossas escolas do campo. Uma educação contextualizada que busque como elemento de trabalho, a própria realidade das nossas comunidades. Essa é a beleza e a riqueza que esse projeto Cisternas nas Escolas está trazendo pra nós”.
Tanto no GRHE, quanto no 1º módulo da oficina, as manifestações de encanto foram as mesmas. Foi esse sentimento que ambas as atividades deixaram marcadas em cada pessoa que participou dos dois dias de encontro e formação. Eis a novidade: a cisterna é a verdadeira “Boneca Branca” do nosso sertão, pois nela se guarda as águas dos céus… As águas que matam a sede e faz florescer a vida da comunidade e promovendo a cidadania… Águas que educam a partir do chão onde se vive e liberta nossa gente das garras tiranas do sistema opressor. Fazendo ecoar um grito de luta: “não vou sair do campo pra poder ir pra escola, educação do campo é direito e não esmola” (G. Santos).
Texto/Imagens – Equipe Cisternas nas Escolas-CEDASB
Cordel
Nesse 24 e 25 de Julho
Na cidade de Mirante
Houve aulas diferentes
E muito importantes
Sobre de cisternas
Nas escolas para os/as estudantes
A atuação do CEDASB
É um grande acontecimento
Que vem realizando
Grande desenvolvimento
Que é a estocagem da água
Para a produção de alimentos
Aprendemos o que é semiárido
Ninguém passa sede
Só se ficar deitado
Em cima de uma rede
Pois em nosso semiárido chove,
É rico e muito verde
Para a chave do sucesso
Nessa nossa empreitada
Preparar alunos do campo
De forma organizada
Construindo junto com eles/as
Uma educação contextualizada
Nessa ótima capacitação
Agradeço e ainda falo
Teve muita aprendizagem
E interação de todo lado
Falar do que sinto, vejo e ouço
Tudo sobre nosso semiárido
Esse bioma do nordeste
Agora já posso falar
Trabalhando de forma correta
Plantando de tudo dá
E o/a agricultor/a com orgulho
Já pode respirar
A natureza do Semiárido
Não fica na promessa
Apresenta enorme variedade
Fauna, flora e faz a festa
Porque essa Caatinga brasileira
É rica e diversa
Incentivos práticos agroecológicos
Tem sido a solução
Para agricultores e agricultoras
Do nosso lindo sertão
Fazendo famílias e comunidades
Terem uma grande valorização
Muita gente esteve presente
Nessa grande formação
Muita troca de ideias
E também interação
Bom Jesus e Mirante
Todos na mesma construção
Também esteve presente
Nesse grande feito
O secretário João Carlos
Que trabalha muito perfeito
E também nosso gestor
Lúcio Meira, o prefeito
A equipe mediadora
Veio muito preparada
Com Heber e Ezequiel
Com coisas extraordinárias
Eliane, Leandra e “Sil”
Popularmente a Silmara
Finalizo por aqui
Aprendendo a dar valor
Ao nosso Semiárido
Esse bioma que me encantou
Fiz com afeto e carinho
Edivagues, professor
Autor – Edvagues Nogueira – Escola Santo Antonio, Comun. Melancieira, Mirante-BA