Aconteceu em Jaboatão dos Guararapes-PE, nos dias 25 e 26 de Agosto, o Encontro Nacional de Comunicação Popular realizado pela AsaCom/ASA Brasil. O evento contou com a participação de comunicadoras e comunicadores populares que compõe à Rede ASA, dos diversos estados do nordeste e norte de minas gerais. O CEDASB, juntamente com outras representações do MOC, ARCAS e ASAMIL representaram o estado da Bahia no evento.

No principiar do encontro, todas as representações presentes, ao ritmo de um baião de acolhida foram convidadas a se apresentarem a e a dizerem qual (is) a (s) “bandeira(s) de luta” que trouxeram dos diversos estados ali representados, como motivação e atitude de fortalecimento da rede de comunicação. Pela agroecologia, pelo direito das mulheres, educação contextualizada para convivência com o Semiárido, pelas sementes da fartura e da paixão, juventude e pelos direitos das comunidades tradicionais, pela democratização e direito à comunicação, pelo acesso à terra e à água de qualidade (beber e produzir), pelo “Semiárido Vivo, Nenhum Direito a Menos”, pelo combate permanente ao uso de agrotóxicos e pelos direitos LGBTs, contra o Golpe e pela democracia; foram algumas das principais bandeiras de lutas “gritadas” e postas ao centro do ambiente e das discussões que nortearam todo o encontro.

No primeiro dia de encontro (25), aconteceram três importantes momentos de reflexões, debates, discussão em grupo, construção e reconstrução de conhecimento, no que se refere à comunicação popular e pelo direito à comunicação. Reflexões e debates que abordaram a comunicação como estratégia de luta, a partir dos relatos de experiências exitosas de comunicação popular, como o Brasil de Fato e o Coletivo de Comunicação Terral. Com a exibição do vídeo “O Semiárido contado por sua gente”, promoveu-se um debate interativo e mostrou a importância de se inserir nas diversas atividades das ASAs estaduais, temáticas e ações diretas que promovam a comunicação popular e comunitária. Como afirmou Elka, comunicadora popular AsaCom:

“A comunicação popular em nossas ASAs estaduais deve ser parte integrante e fundamental em todo processo de convivência. O/a comunicador/a deve se sentir e precisa ser percebido como agente que é parte da roda de discussões e debates, pautando a comunicação como elemento necessário e fortalecendo/reavivando a comunicação como direito”.

Ainda no primeiro dia foram divididos grupos de debates que discutiram e socializaram coletivamente, as principais atividades e experiências que promovem a comunicação popular nas ASAs dos estados. Assim como, foi feito um levantamento das principais dificuldades encontradas pelos/as comunicadores/as, frente às diversas realidades das entidades ligadas à rede ASA. Tendo em vista, construir e elaborar coletivamente ações que promovam na prática, o processo de disseminação do direito à comunicação na amplitude das comunidades do Semiárido.

No segundo dia de encontro (26), a partir do relato da experiência do último Enconasa realizado em Januária – MG, as atividades se direcionaram para apresentação de como estão os preparativos para o IXº Enconasa, do lançamento de sua marca oficial e alguns encaminhamentos práticos, no que se refere ao processo de comunicação do evento, que acontecerá em Novembro desse ano em Mossoró-RN. Com a mística de encerramento, as representações de cada estado, ao som do baião “O Enconasa Potiguar” foram convidados e motivados à retornarem aos estados e comunidades de trabalho, com a alegria do encontro realizado e na grande expectativa do IX Enconasa: “Povos e Territórios – resistindo e transformando o Semiárido” em terras potiguar.

O ENCONSA POTIGUAR

O Enconasa vem chegando e eu tou vendo

De resistência e convivência vai falar

A rede ASA vai fazendo o movimento

Pro Semiárido a vida melhorar!

Tu vens, tu vens,

O Enconsa potiguar!

Tu vens tu vens,

Pode vir pode chegar!

Mossoró e regiões se preparando

Pra receber gente de todo lugar

A luta, a força e a esperança semeando

Pro semiárido a vida melhorar!

Acesse o link e saiba mais sobre o que é o ENCONASA:

 http://www.asabrasil.org.br/enconasa/o-que-e-o-enconasa

Texto e Imagens: Comunicação CEDASB

DSCN0010 DSCN0009 DSCN0002 DSCN0011 DSCN2576 DSCN2568 DSCN2605 IMG-20160826-WA0018 IMG-20160826-WA0015 DSCN2583

IMG-20160826-WA0025