Hoje (24) pela manhã foi realizada, a primeira das sete Conferências Municipais de ATER (Assistência Técnica e Extensão Rural), em que o CEDASB assessorou de forma direta, uma vez que o mesmo integra a Comissão de Organização Territorial para as Conferências de ATER. A referida conferência aconteceu em Belo Campo BA, na sede do CRAS do município, que além dos agricultores/as participantes, contou com a presença de representações da ‘Bahia Ater’ e o NEDET/UESB (Núcleo de Extensão e Desenvolvimento Territorial).
As discussões e encaminhamentos foram norteados por três eixos fundamentais de debate. O primeiro eixo tratou do Sistema Nacional de ATER, fortalecimento institucional, estruturação, gestão, financiamento e participação social; o segundo abordou a ATER, e as políticas públicas para a Agricultura familiar e reforma Agrária; e o terceiro eixo propôs o debate sobre a formação e a construção do conhecimento na ATER.
Após as reflexões e discussões sobre os eixos transversais (ATER para Juventude Rural, Mulheres Rurais e Povos, e Comunidades Tradicionais), os grupos apresentaram algumas propostas fundamentais, que serão apresentadas na Conferência Territorial de ATER, que acontecerá nos dias 10 e 11 de Dezembro 2015 em Vitória da Conquista BA. Ao final da conferência de Belo Campo, foram escolhidos/as algumas representações que irão participar da Conferência Territorial, dentre as quais representações da Sociedade Civil, Comunidades Tradicionais (Quilombolas) e Poder Público local.
E assim, seguimos nessa caminhada das Conferências Municipais de ATER. Amanhã (25) será realizada a Conferência de Anagé e Caraíbas. Na quinta feira (26) em Mirante e Caetanos, na sexta feira (27) acontecerá a conferência de Bom Jesus da Serra, e dia 1º de Dezembro será a Conferência Municipal de Vitória da Conquista.
Texto: Comunicação CEDASB.
Imagens: Everaldo/CEDASB