O Centro de Convivência e Desenvolvimento Agroecológico do Sudoeste da Bahia (Cedasb) e a Terre des Hommes Schweiz uniram forças em um projeto para impulsionar o desenvolvimento da juventude por meio da agroecologia. Para celebrar essa parceria, o Cedasb recebeu a visita de importantes representantes da Terre des Hommes Schweiz, que conheceram de perto as ações realizadas pela organização e experiências inspiradoras de agricultores locais.

Coordenação e Diretoria Terre des Hommes sendo presentedas com produtos da agricultura familiar.

A comitiva da Terre des Hommes, composta por Luciana Pinto, Coordenadora Nacional Brasil; Fabiana Kwriki, Coordenadora de Programas; e Gabriela Wichser, Diretora de Programas, visitou a sede do Cedasb, localizada no município de Vitória da Conquista, na Bahia. Durante a visita, as representantes puderam conhecer de perto o trabalho desenvolvido pelo Cedasb nas comunidades rurais e vivenciaram as experiências da família de Deroaldo Alves, jovem agricultor da Comunidade Jararaca, no município de Bom Jesus da Serra-Ba.

A família de Deroaldo é acompanhada pela Técnica em Agropecuária Amanda Lopes no Projeto ATER Agroecologia Bahiater/SDR, executado pelo Cedasb. Esse projeto tem como objetivo promover práticas agrícolas sustentáveis, respeitando os princípios da agroecologia, e apoiar o desenvolvimento socioeconômico das famílias rurais.

A família do jovem casal de agricultores familiares Deroaldo e Natalia.

Além do acompanhamento técnico, a família de Deroaldo também foi beneficiada pelo projeto RAC/SAF, que visa o reaproveitamento da água cinza para auxiliar na irrigação da alimentação para as criações animais mantidas pela família em sua unidade produtiva familiar. Essa iniciativa tem sido fundamental para garantir a segurança alimentar da família e melhorar sua renda, ao mesmo tempo em que promove práticas sustentáveis de uso da água.

A parceria entre o Cedasb e a Terre des Hommes reforça o compromisso de ambas as organizações em promover o desenvolvimento sustentável e a valorização da juventude rural. Através da agroecologia, jovens como Deroaldo encontram alternativas viáveis para permanecer no campo, produzindo alimentos saudáveis e contribuindo para a preservação do meio ambiente.

Durante a caminhada no município de Bom Jesus da Serra-Ba, também tivemos a oportunidade de visitar a família do casal de agricultores rurais, Jessi e Erisvaldo, que contaram um pouco sobre sua experiência com o resgate, a multiplicação e a disseminação das sementes crioulas; e sobre como produzem, beneficiam e geram renda  com os alimentos cultivados por eles em sua unidade produtiva familiar que fica localizada na Comunidade Bom Jesus de Cima. Apesar de ter sido uma visita breve, o conhecimento e a prática na agricultura familiar de Jessi e Erisvaldo sempre é uma experiência inspiradora para nós.

Gabriela Wichser – Diretora de Programas Terre des Hommes Schweiz.

A Coordenadora de Programas Fabiana Kwriki comentou que a visita da Terre des Hommes Schweiz ao Cedasb teve o “intuito de humanizar as nossas relações atualmente naturalizadas pela tecnologia com os encontros online. Ter a oportunidade de conhecer pessoalmente as equipes envolvidas nos trabalhos das organizações, especialmente os jovens, as famílias e as comunidades, nos ajuda a entender e a sentir a dimensão do trabalho realizado pelas organizações, que sempre é muito maior do que o papel consegue expressar”.

Sobre o Cedasb, Luciana Pinto, Coordenadora Nacional no Brasil da Terre des Hommes Schweiz, comentou que: “Conhecer o CEDASB nos dá a real dimensão do amor que é colocado em tudo que a instituição faz. A instituição é potente, plena de sentido, onde a gente consegue perceber o quanto as pessoas estão inteiras no que fazem e entendem o que elas fazem como muito mais do que um trabalho que lhe gera renda, como uma atuação profissional, mas como parte da sua militância, como parte do seu compromisso com a vida. Eu acho que isso é de um valor inestimável e a gente, de verdade, espera que seja um processo de muito aprendizado para ambas as organizações. Que a gente possa ir como as abelhas polinizando outras organizações em outros territórios e outros países com esse saber e permitir também ser polinizado por outras instituições.”

Deroaldo Alves – jovem agricultor com sua criação de caprinos.

O projeto que será desenvolvido pela Cooperação Internacional no Sudoeste da Bahia visa capacitar e fortalecer jovens agricultores, proporcionando-lhes conhecimentos técnicos e incentivos para a implementação de práticas agroecológicas em suas propriedades. Dessa forma, busca-se garantir a sucessão familiar no campo, além de promover a segurança alimentar, a geração de renda e o fortalecimento das comunidades rurais.

Com a visita da Coordenação e Diretoria da Terre des Hommes Schweiz ao Cedasb, essa parceria ganhou ainda mais impulso e perspectivas promissoras para o futuro. Ambas as organizações estão comprometidas em trabalhar em conjunto, compartilhando conhecimentos.

 

14 de junho de 2023  .  Vitória da Conquista, Bahia

Jacqueline Viana - Bióloga e Comunicadora do Cedasb