As experiências do Dia de Campo sobre Meliponicultura que ocorreu na comunidade Ressaca no mês de maio deste ano, município de Piripá – BA. O momento contou com a presença de agricultores/as beneficiários/as do Lote 38, ministrado pelo Biólogo/Apicultor Ricardo e serviu de motivação para o agricultor Adalgizio Ferreira, mais conhecido como ‘Dadá’, que participou da capacitação e cedeu sua caixa rústica para fazer a transferência para a caixa racional. Durante a atividade seu Dadá prestou bastante atenção e se mostrou bastante encantado com o processo, mencionando que iria multiplicar sua criação de abelhas. Dito e feito: a motivação de seu Dadá virou ação certeira!

Seu Dadá começou a construir suas próprias caixas, fazendo as transferências e multiplicando o número de colmeias. Hoje, depois de toda essa jornada de aprendizado e compartilhamento de boas práticas, ele tem por volta 13 caixas construídas e espalhadas em sua roça. Para o agricultor, essa é uma atividade muito importante: “eu pretendo aprender mais e no futuro tem uma renda extra com o mel, é bom demais mexer com abelhas, elas são sabidas demais e o mel é muito bom”, expressa seu Dadá.

Essas experiências servem para divulgar o potencial de práticas agroecológicas para melhoria das atividades no dia-dia dos agricultores/as locais. E mostrar que existem práticas agroecológicas que ajudam na melhoria da renda do agricultor/a, como também contribui para a preservação ambiental.

A implantação da atividade de meliponicultura na propriedade de Seu Dadá, após o dia de campo, contou com a orientação do Técnico Agrícola Marcos Tigre que acompanha o agricultor beneficiário da Ater/Bahiater – CEDASB. O Projeto da Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) é uma realização do CEDASB em parceria com o governo do Estado da Bahia através da BAHIATER-SDR.

Texto e imagens – Helena Paula Moraes  – Coordenadora Ater/Bahiater – Cedasb