Celebrar o Natal do Menino Jesus é renovar as forças e o coração para que o Menino Deus renasça no íntimo do nosso ser e na vida da nossa gente. As luzes e enfeites natalinos recordam essa alegria de preparar o ambiente para a chegada do Salvador, e mais do que preparar o ambiente com enfeites e luzes é necessário antes, preparar a manjedoura do nosso coração, afim de que Ele nasça e nos traga a luz em meio às trevas deste mundo de morte.

Jesus quis nascer pobre e no meio dos pobres para nos tornar ricos de sua graça. Foi junto com Maria sua mãe e José seu pai adotivo, que um pequenino retirante e romeiro da sobrevivência se tornou símbolo de resistência e sinal de esperança em meio a tirania dos reis e imperadores. Sem-terra, sem casa, sua pátria foi a Terra Santa e sua gente primeira foi sua família sagrada, o povo de Santo Reis e os animais ao seu redor. Esta é a lição que o Natal quer nos ensinar, resistência nas tribulações, a vivência na simplicidade e o enfrentamento de tudo aquilo que ameace a vida, sempre na luta em busca da libertação.

É Natal… É tempo de alegria, de nos prepararmos para a chegada do Salvador, de encontrarmos e nos reencontrarmos conosco mesmos/as, de fazermos as pazes com quem não falamos há um tempo e a apagar de verdade as mágoas do coração. É tempo de sorrir, dançar a folia de Santo Reis e fazer novas e verdadeiras amizades. É tempo de refazer as forças para o próximo ano e arrebanhar todas as coisas boas em nosso coração para que não fique uma brecha onde o mal possa se arranchar. Já é Natal nas quebradas do Sertão, e o menino Deus quer fazer morada no celeiro do nosso coração. Essa é a prece que nós do CEDASB desejamos para cada homem e mulher do campo e da cidade: UM FELIZ E ABENÇOADO NATAL ! ! !