É com muita alegria que o CEDASB inicia, efetivamente, as atividades do Projeto de Assistência Técnica e Extensão Rural Agroecológica. Esse projeto refere-se a Chamada Pública 001/2018, financiada pelo Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e da Bahiater.

Essa Chamada Pública é mais que especial, pois representa uma importante conquista das organizações que militam em torno da difusão da Agroecologia na Bahia, e um avanço em termo de política de Estado.

Em seu processo de maturação e construção, o governo do Estado agregou a expertise teórica e prática das Organizações da Sociedade Civil (OSC’s) sobre o processo de transição agroecológica, para substancializar a proposta do projeto. Nesse contexto, a Articulação de Agroecologia da Bahia (AABA), coletivo que o CEDASB tem orgulho de fazer parte, teve atuação incisiva.

A transição Agroecológica é o caminho para podermos construir uma relação mais harmoniosa com aquela que tudo nos dá: A TERRA, e de nos relacionar socialmente, com mais solidariedade.

Ao todo, oito municípios distribuídos em dois territórios de identidade (Sudoeste e Médio Sudoeste), receberão os serviços da ATER Agroecologia executada pelo CEDASB, beneficiando 540 famílias, durante três anos. Os municípios atendidos serão: Anagé, Bom Jesus da Serra, Cândido Sales, Mirante, Planalto e Vitória da Conquista, no Sudoeste Baiano, e Iguaí e Nova Canaã no Médio Sudoeste Baiano. (ver mapa)

 

Por aqui, o trabalho iniciou com a realização das Reuniões de Articulação com os Parceiros Municipais, atividade onde se tem a oportunidade de apresentar a proposta de execução do Projeto de ATER, e, por conseguinte, firmar acordos que convirjam para o fortalecimento e eficiência do projeto nas Unidades Produtivas Familiares, no sentido de proporcionar mudanças significativas na qualidade de vida dos/as agricultores/as.

Assim, o CEDASB avança na difusão da AGROECOLOGIA, e na busca pelo fortalecimento e valorização da produção camponesa. SIGAMOS!

 

 

Texto
Eliane Almeida e Leandra Silva