Um dia repleto de celebrações!

 

Nesta segunda-feira, 22 de julho, o Cedasb reuniu colaboradores e convidados especiais para o lançamento do livro “ATER Agroecologia: Partilha de Saberes e Construção de Fazeres no Interior da Bahia”. Trata-se de uma obra escrita e organizada por profissionais do CEDASB como parte das ações desenvolvidas no âmbito do Projeto ATER Agroecologia Chamada Pública SDR/BAHIATER Nº 001/2018.

Produzir um livro ao final do projeto foi uma sugestão da Articulação de Agroecologia da Bahia (AABA) ao Governo do Estado. Apesar de ser um desafio, as organizações que defendem e promovem a agroecologia na Bahia reconheceram a necessidade de criar um produto que evidenciasse os avanços e resultados proporcionados pelas práticas agroecológicas e pela assessoria técnica realizada pelas Organizações da Sociedade Civil junto à agricultura familiar do estado.

O evento contou com a presença de toda a equipe do Cedasb e do Isfa, do Deputado Federal Waldenor Pereira, do Deputado Estadual Zé Raimundo, dos assessores Isaac Bomfim e Rudival, da assessoria de comunicação dos deputados, da advogada Luciana Silva, de Roque Guimarães e Luciana Ferraz, Coordenadores do Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (SETAF/Bahiater), e de Antônio Neto (Netinho), Gerente Territorial do SETAF/CAR.

O livro “ATER Agroecologia: Partilha de Saberes e Construção de Fazeres no Interior da Bahia” representa uma conquista significativa para o Cedasb, refletindo os esforços coletivos e as experiências compartilhadas ao longo do Projeto ATER Agroecologia. A publicação é um testemunho do trabalho realizado pelo Cedasb em prol da convivência com o semiárido e das práticas agroecológicas, evidenciando a importância da partilha de conhecimentos e da construção colaborativa de soluções para os desafios enfrentados pelos(as) agricultores(as) familiares.

Ademais, o livro evidencia o trabalho de mulheres, jovens e homens que estão no fazer agroecológico em suas comunidades e territórios, produzindo alimentos, evoluindo em suas técnicas, trocando saberes, cuidando do meio ambiente e melhorando as condições de vida de suas famílias através da produção diversificada e da comercialização de seus produtos. São essas experiências que inspiram e iluminam os diversos modos de ser e fazer agroecologia.

Além do lançamento do livro, o evento foi marcado pela celebração dos 18 anos do Cedasb e dos 17 anos do ISFA. Essas comemorações reforçam a trajetória de dedicação e compromisso das instituições na promoção da agroecologia e no fortalecimento da agricultura familiar. Além disso, não podemos deixar de mencionar um momento cheio de afeto e gratidão: o reconhecimento das contribuições ao Cedasb e ao ISFA feitas por Eliane Almeida, sócia fundadora do Cedasb. Sua dedicação e empenho foram essenciais para o sucesso e crescimento de ambas as instituições.

Socializar conhecimento e experiências é uma das estratégias da comunicação popular e agroecológica. Por isso, convidamos a todos e todas a conhecerem essa obra que, além do formato impresso, também está disponível em formato digital no site do CEDASB.

 

 

Texto: Jacqueline Viana e Leandra Silva Imagens: Comunicação Cedasb e Assessoria de Comunicação dos Deputados Waldenor e Zé Raimundo