O Centro de Convivência e Desenvolvimento Agroecológico do Sudoeste da Bahia completou no dia 11 de maio de 2022, 16 anos de fundação! Uma história de luta e confiança num semiárido repleto de possibilidades.

E, para celebrar todos os resultados alcançados e desafios superados nessa trajetória foi realizado um grande Encontro de Celebração e Formação com os associados/as e parceiros/as. Esse encontro aconteceu nos dias 12 e 13 de maio, em Vitória da Conquista.

Teve apresentação do caminhar do CEDASB nesses 16 anos, regada a fatos históricos, políticos e de afetividade. Essa apresentação foi conduzida por Jozimar Basoni, Pres. do Cedasb; e por Eliane Almeida, Coord. de Projetos e Sócia do CEDASB. Na oportunidade contaram como o CEDASB contribuiu, e contribui, na construção da Política de Convivência com o Semiárido Brasileiro, nos territórios baianos. A sócia fundadora Eliane Almeida, Geógrafa e atualmente doutoranda em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial, enfatizou a necessidade de compreendermos o trabalho do Cedasb para além das construções físicas e dos números produtivos, que a imaterialidade do trabalho realizado, que é o próprio conhecimento construído e difundido, transforma ainda mais a realidade dos camponeses.

O encontro considerou também que estamos em um ano político muito importante, e por isso fomos todos e todas convocados/as a refletir sobre qual o nosso papel enquanto sociedade civil e movimentos sociais, na luta para a melhoria da qualidade de vida das pessoas, para a garantia da segurança alimentar e nutricional da população, para o reconhecimento e valorização dos povos tradicionais, e para a equidade dos direitos e deveres.

Nos debates ficou evidente a importância e responsabilidade dos movimentos sociais no processo de enfrentamento dos governos para garantir a construção e continuação de projetos políticos para o campo e a cidade. Foi lembrado da importância do voto no legislativo tanto quanto no executivo; sobre a urgente necessidade do diálogo com a juventude; sobre a ampliação e continuidade mais sólida da Política de Convivência com o Semiárido, entre tantos outros assuntos. Foram momentos riquíssimos de diálogos e troca de saberes e experiências.

Falando de troca de saberes e experiências, no decorrer com encontro tivemos a exposição de produtos da agricultura familiar por agricultores e agricultoras que fazem parte da caminhada da instituição. Uma oportunidade ímpar de divulgar temperos caseiros, especiarias, doces artesanais, mel, ovos caipiras, sementes crioulas, artesanato em madeira… UMA RIQUEZA! Foi uma pequena amostra do potencial que a agricultura familiar camponesa produz.

A celebração dos 16 anos do Cedasb também foi um momento de muita emoção, pois foi a oportunidade de reencontrar velhos e novos amigos de caminhada. Muitos abraços afetuosos, palavras de carinho, reconhecimento e bênçãos proferidas. Uma “ruma” de gente boa ao nosso redor! Em destaque os/as nossos/as agricultores/as, que são a essência e o motivo da existência do CEDASB, e que também são lideranças comunitárias nos municípios; e os/as parceiros/as do Estado que fortalecem o nosso caminhar, como a equipe da CAR representada pelo seu Presidente Wilson Dias; pelo Gerente Territorial Antônio Neto (Netinho); e por Kamila Ferreira e Jeceir Rocha, que fazem parte do Programa Água para Todos. Tivemos o carinho da presença de Roque Guimarães e Luciana Ferraz, Coordenador e a Sub-coordenadora do SETAF do Território Sudoeste Baiano; do amigo Élcio Rizério – Agrônomo e Profº. Da UFRB/Amargosa; Isaac Bonfim, Pres. do PT de Vitória da Conquista; Leoman Couto, Pres. do PT de Bom Jesus da Serra; o Vereador Everaldo Mendonça, município de Bom Jesus da Serra;Guilherme Ribeiro e Nariana Brito, Chefe de gabinete e Assessora do Vereador Alexandre Xandó; Eliomar Medeiros, Assessor do Dep. Zé Raimundo e membro do Diretório Municipal do PT em Vit. Da Conquista; o Deputado Estadual Zé Raimundo; e o Deputado Federal Waldenor Pereira.

A presença dos deputados Waldenor e Zé Raimundo foi marcada pela solenidade de entrega dos implementos da emenda parlamentar que o CEDASB foi presenteado. Foram entregues três kits de irrigação, dois micros tratores e um automóvel. Outros dois automóveis e um kit de apicultura serão entregues em breve.

O CEDASB construiu sua história junto à história de tanta gente, territórios, amizades e parcerias. Sempre regada a muita cultura e alegria. O nosso desejo é de um futuro frutífero de oportunidades e transformações. Sabemos que a busca pelo fortalecimento da agricultura familiar, da agroecologia e da convivência com o semiárido é, e sempre será a nossa missão. E para isso contamos com as diversas mãos para continuarmos a tecer uma sociedade mais digna para todos e todas as pessoas, do campo e da cidade. SIGAMOS! O povo do Semiárido é a nossa essência.

VIVA O CEDASB!

 

Texto: Jacqueline Viana e Eliane Almeida